Estudantes do IFRS podem concorrer a vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS poderão concorrer a uma das 27 vagas da quinta edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). As inscrições podem ser realizadas até 9 de setembro. Os interessados precisam elaborar um projeto sob a orientação de um professor, que contemple a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo, e enviá-lo até o dia 9 de setembro para o e-mail [email protected]

O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é um programa promovido pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), que busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Dos projetos:

O projeto a ser apresentado deverá contemplar a realidade local do estudante e propor ações que estimulem a participação juvenil no ambiente escolar, priorizando o desenvolvimento de um trabalho coletivo e cooperativo. A intenção é que a instituição de ensino seja um espaço democrático onde os jovens possam expressar seus anseios e sugerir melhorias que facilitem sua aprendizagem e convivência, fortalecendo a cidadania e aproximando-os dos princípios desenvolvidos no projeto, como a democracia, a inclusão, a identidade latino-americana e os direitos humanos.

Da seleção:

Os projetos passarão por uma seleção e os melhores serão divulgados no portal do PJM. Após, será realizada uma eleição nacional e todos os jovens matriculados no ensino médio poderão votar e eleger seus representantes. Os mais votados representarão o Brasil durante o encontro internacional e durante qualquer evento ou encontro nacional e internacional.

Do estudante eleito:

O estudante eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos. Durante esse período, participa do encontro internacional para elaboração de uma declaração com propostas e recomendações sobre o tema “O ensino médio que queremos”, além de outros encontros nacionais. Trabalha ainda na proposição e implementação de projetos voltados para comunidade escolar, temáticas do PJM: gênero, participação cidadã, integração regional, direitos humanos, jovens e trabalho e inclusão educativa.

É necessário ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Sobre o Parlamento Juvenil

Desde que foi criado em 2008, já foram realizadas quatro edições do Parlamento Juvenil do Mercosul, com seleções a cada dois anos. Até 2014, participavam do PJM jovens da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia. Na última edição 2016-2018, participaram apenas jovens dos países membros do Mercosul. Foram 27 jovens brasileiros, 26 argentinos, 18 paraguaios e 19 uruguaios. Os encontros são realizados na sede do Mercosul em Montevidéu em uma data que coincida com a reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), já que também ocorre uma reunião conjunta entre o PJM e o Parlasul.

Acesse o regulamento e demais orientações para participar do Programa

Cronograma das atividades:

Inscrições: de 06/08 a 09/09