Estudantes de Meio Ambiente visitam a Floresta Nacional em São Francisco de Paula

Na sexta-feira, 12 de maio, os alunos do 4º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Feliz realizaram uma visita técnica à Floresta Nacional (FLONA) em São Francisco de Paula.

A proposta de saída a campo estava vinculada ao componente curricular do núcleo profissionalizante de “Ecologia e Botânica” e compreendeu a participação de 21 alunos, sob orientação e acompanhamento da professora Fernanda Regina Bresciani, da área de biologia, e do coordenador do curso, professor José Fabiano de Paula.

Os estudantes realizaram uma trilha com aproximadamente 8,5 km entre samambaias, cogumelos, espécies de araucária, córregos d’água, terreno acidentado e da percepção da fauna local através da escuta das aves e dos bugios, bem como das pegadas de javali (espécie não endêmica), percorrendo um caminho de identificação de espécies, coleta de imagens e de intensa aprendizagem in loco, não somente através das conversas entre professora e alunos, mas também pela possibilidade de perceber a paisagem pelos instintos/sentidos humanos: visão, olfato, paladar, audição e tato.

No término da trilha, também tiveram a oportunidade de dialogar com a gestora da Unidade de Conservação Sustentável, engenheira agrônoma Edenice Brandão Avila de Souza, que aproveitou para enfatizar a manutenção/segurança deste espaço definido pela legislação em vigor como também pelo trabalho de conscientização da preservação associada à Educação Ambiental. Com isso, através do agendamento e da autorização para frequentar a Floresta, tem-se um plano de manejo instituído para o recebimento de turistas, pesquisadores e discentes que devem respeitar a biodiversidade existente.

Sobre a FLONA

A FLONA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com uma área de 1606 hectares localizado no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, circundada pela vegetação típica de estepes (Campos de Cima da Serra), sendo no seu interior composta pela Mata Atlântica. Inclusive, ela também possui espécies vegetais de origem andina e antártica como, por exemplo, a casca d’anta (Drimys winteri) e a própria floresta de araucária.

A sua altitude pode ultrapassar os 900 metros e também é um importante corredor ecológico da bacia do Rio dos Sinos, localizado entre as bacias do Rio Caí e do Rio Tainhas. Com relação a sua vegetação nativa, ela compreende um território original de mais de 900 hectares, sendo os demais distribuídos entre banhados e campos. Por se tratar de uma unidade de uso sustentável, permitiu-se o reflorestamento de mata de araucária, pinus e eucaliptos para fins madeireiros e comerciais.