Estudantes de licenciatura e professores da rede pública podem participar de seleção para bolsistas

Estão abertas as inscrições para estudantes bolsistas e professor preceptor para o Programa Institucional de Residência Pedagógica, com atuação junto às escolas da rede pública de educação participantes do programa.

São oferecidas cinco vagas para estudantes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS Campus Feliz e uma vaga para professor de Língua Portuguesa da rede pública de ensino, para atuar como preceptor.

As inscrições serão realizadas pelo candidato por meio de formulário online, disponível no edital correspondente, até dia 25 de setembro de 2022.

As bolsas são concedidas pela Capes diretamente aos beneficiários, no valor de R$ 400,00 mensais (estudantes) e de R$ 765,00 mensais (professor preceptor). O início das atividades está previsto para outubro de 2022.

Informações complementares podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected]

Acesse os editais:

Edital IFRS nº 107/2022 – EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES PRECEPTORES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | IFRS

Edital IFRS nº 108 – EDITAL PARA SELEÇÃO DE LICENCIANDOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | IFRS

Sobre a residência pedagógica
A residência pedagógica (PRP) é um conjunto de atividades desenvolvidas por um futuro professor, estudante de curso de licenciatura, em uma escola pública da rede de educação básica, doravante denominada escola-campo. A residência pedagógica prevê o acompanhamento do licenciando por um professor da escola-campo (preceptor) e a orientação de um docente do IFRS.

Através da residência pedagógica o licenciando terá oportunidade de vivenciar experiências que evidenciam a relação teoria-prática na atividade docente, aproximar-se da realidade do ambiente escolar e, com isso, preparar-se de forma mais efetiva para o exercício do magistério.