Estudantes de graduação do IFRS podem concorrer a bolsa para estudar em Portugal

São três bolsas destinadas a estudantes de qualquer curso superior de graduação do IFRS que tenham interesse em cursar componentes curriculares no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. As inscrições podem ser feitas até 21 de abril de 2024.

Estudantes dos cursos superiores de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem participar da seleção para estudar no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Os interessados têm até 21 de abril de 2024 para se inscrever, seguindo as orientações do Edital Proex 11/2024.  Os selecionados poderão cursar componentes curriculares na instituição internacional, conforme as normas do Programa Institucional de Mobilidade Estudantil Internacional (PIMEI) do IFRS.

A participação tem por objetivo complementar a formação por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias e estimular o compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.

Neste processo são oferecidas três bolsas, no valor de R$ 15 mil reais, que poderão ser utilizadas com despesas relacionadas à viagem (visto, estadia em Portugal, material didático, dentre outros). Os selecionados estarão isentos do pagamento das taxas acadêmicas no IPB.

Informações completas podem ser obtidas no edital e seus anexos.

Candidatura

Os estudantes poderão se candidatar para as seguintes unidades:

– Campus de Bragança: Escola Superior Agrária; Escola Superior de Educação; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; e Escola Superior de Saúde.

– Campus de Mirandela: Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo.

Também poderão participar deste programa de mobilidade os estudantes não selecionados às vagas com bolsas, que obtiverem classificação neste edital e puderem se comprometer com todos os custos referentes à mobilidade.

Caberá ao Instituto Politécnico analisar as candidaturas dos estudantes selecionados pelo IFRS e aprová-las ou não, considerando o quantitativo de vagas em cada curso superior da instituição estrangeira.

A mobilidade

O período de estudos será de cinco meses, com início previsto em 16 de setembro de 2024 e término em 15 de fevereiro de 2025, podendo ser alterado de acordo com a mudança de calendário da instituição portuguesa.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].