Estudantes de graduação: aberto período de Matrículas para 2022/1

Conforme Calendário Acadêmico, está aberto o período de matrícula de estudantes dos cursos de graduação do Campus Feliz para 2022/1. A matrícula ocorrerá em duas etapas e cada estudante poderá acessar uma ou todas as etapas de acordo com o seu interesse pela oferta.

A partir de 2022/1 todos os cursos de graduação do Campus Feliz realizam a matrícula pelo SIGAA.

Atenção: Ao finalizar a solicitação de matrícula, sempre confirme que o pedido foi enviado. Para registrar sua solicitação de matrícula, é necessário clicar na opção “Adicionar turmas selecionadas”, clicar duas vezes na opção “Confirmar matrículas” e informar a sua senha quando solicitado.

Pedido x vaga: No ato da escolha do componente curricular, você apenas realiza  uma solicitação de rematrícula. A confirmação da vaga é efetivada somente após o processamento da etapa de matrícula, previsto para ocorrer em 24 de março de 2022.

Homologação de matrícula: Para verificar se o pedido de matrícula foi aceito, cada estudante deve acessar o sistema acadêmico em 25 de março de 2022 e consultar o Atestado de Matrícula.

Deve ser marcada a opção de “MATRÍCULA ESPECIAL”.

Prazo para resultado de pedido: O processamento da matrícula por Ajuste de Matrícula é manual e pode ocorrer de 2 a 4 dias após o encaminhamento do pedido.

É necessário aguardar a confirmação do deferimento da solicitação de para poder frequentar as aulas.

Atenção: A realização do Ajuste de Matrícula após o início das aulas não abona as faltas registradas anteriormente, que serão computadas a partir do primeiro dia de aula do semestre.

Componentes curriculares e horários

As disciplinas ofertada, os horários, salas e professores dos componentes curriculares poderão ser consultados no Espaço do Estudante.

Acesso ao sistema para escolha dos componentes curriculares

Nas datas indicadas no Calendário Acadêmico, cada estudante deverá acessar o SIGAA e solicitar as disciplinas conforme é demonstrado no Tutorial para Matrícula online.
Observações:
a) O usuário para login no sistema é o número de seu CPF sem pontos;
b) Caso a oferta de alguma disciplina não apareça, pode-se buscar por ela clicando em “Buscar Turmas” e pesquisar pelo nome do componente, nome de docentes, horário e/ou unidade responsável (CORD. DE ENSINO DE GRADUAÇÃO FELIZ).

Solicitação de matrícula com quebra de pré-requisito

A solicitação de rematrícula neste caso deve ser feita no mesmo período da segunda etapa (de 28 de março a 10 de abril). Para solicitar a quebra de pré-requisito é necessário marcar a opção MATRÍCULA COM QUEBRA DE REQUISITO no Formulário de Ajuste de Matrícula. O retorno do pedido poderá ser verificado no sistema, após da data de processamento já indicada para a segunda etapa.

Rematrícula em disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Estágios Supervisionados

Procedimento: Para matrícula de atividades acadêmicas com TCC e Estágio Curricular Supervisionado, cada estudante interessado em cursar esses componentes deverá solicitar matrícula, via e-mail, ao Coordenador de Curso, informando o nome do Orientador do TCC.
Prazo: A data limite para solicitação de matrícula em TCC e/ou Estágio Supervisionado é 10 de abril de 2022.

Trancamento de semestre, disciplina ou reingresso:

a) Prazo para solicitação de reingresso (retorno de trancamento): até 01/04/2022;
b) Prazo de cancelamento de disciplinas: até 29/04/2022;
c) Prazo de trancamento do semestre: 08/08/2022.
As solicitações devem ser feitas pelos formulários disponíveis no site, no Espaço do Estudante > Formulários Discentes.

Cursos em processo de migração do Q-acadêmico para o SIGAA

Estudantes dos cursos de Licenciatura em Letras e Tecnólogo em Processos Gerenciais ainda não estão com os dados de seus históricos acadêmicos completamente migrados para SIGAA, de forma que o sistema não irá identificar as disciplinas já cursadas. Assim, ao selecionar as disciplinas para matrícula, cada estudante deve verificar em seus histórico acadêmico quais são as disciplinas já cursadas, bem como atentar-se para selecionar disciplinas para as quais já possua pré-requisito.

Observações:
a) O histórico acadêmico ainda está disponível para consulta no Q-acadêmico;
b) Os pré-requisitos para as disciplinas devem ser consultados na matriz curricular de cada curso, disponível na página de Cursos do site do campus Feliz.

Comprovação de vacinação contra a Covid-19

Estudantes precisam comprovar que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 para ingressar em uma unidade do IFRS. É necessário apresentar documento de comprovação até dia 25 de março. Saiba mais no site do campus.

Atualização de dados

Cadastro no SIGAA: É dever de cada estudante manter seus dados cadastrais atualizados no sistema acadêmico. Telefones, e-mail e endereço residencial são extremamente importantes para a Instituição. Qualquer inconsistência impossibilita o contato. Atualize seus dados, evitando problemas de comunicação. Além disso, a falta de atualização de dados poderá impedir a solicitação de rematrículas nos prazos previstos.

E-mail institucional: O Campus Feliz disponibiliza contas de e-mail acadêmico para cada estudante da instituição. É de extrema importância a utilização do e-mail institucional para a melhor comunicação dos setores do campus com estudantes. Mais informações e orientações para acesso ao e-mail acadêmico no Espaço do Estudante.

Procedimentos acadêmicos

Verifique as datas de procedimentos acadêmicos importantes no Calendário Acadêmico do Campus Feliz, disponível no Espaço do Estudante.

Duvidas adicionais podem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus Feliz do IFRS: cre@feliz.ifrs.edu.br.