Especialização em Gestão Escolar tem defesa de TCC nesta sexta

A estudante Sabrina Lermen apresenta o seu Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar do IFRS Campus Feliz na próxima sexta-feira, dia 22 de maio.

O estudo denominado “GESTÃO DO TEMPO: uma análise a partir da organização da instituição escolar” foi orientado pela professora Dra. Vanessa Petró e a banca de avaliação será composta pelo professor Dr. Edson Camargo e pela psicóloga Ma. Ana Paula Wilke François.

A defesa será realizada via webconferência, às 14h, pelo endereço meet.google.com/xtu-hsmo-zqw.

Sobre o trabalho:

Este artigo investiga a gestão do tempo dos estudantes a partir da organização da instituição escolar, no intuito de perceber se e como essa estrutura organizacional influencia o tempo disponível fora da escola por estudantes de 9º Ano do Ensino Fundamental. A partir de autores como Bauman (2007), Giddens, (1991), Han (2017) e Sibilia (2012), que pensam a modernidade e a pós-modernidade e seus sintomas,problematizou-se de que modos a organização do sistema escolar influencia a gestão do tempo e sua implicação na vida dos estudantes, a partir de suas percepções e da gestora da escola, uma vez que a sensação de falta de tempo perpassa o contexto escolar. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. O critério de definição dos sujeitos da pesquisa foi a participação dos mesmos em outro estudo que abordou questões temporais. Os dados foram produzidos a partir da realização de um grupo de discussão com estudantes e de uma entrevista com a gestora da escola. Percebeu-se que apenas alguns mecanismos de organização da escola interferem na gestão do tempo, sendo o principal,a rotina escolar que se estende para além da escola; a maioria dos estudantes tem uma rotina extensa fora da escola que influencia no tempo disponível para a realização de atividades escolares em casa; a relação com o tempo (tanto dentro como fora da escola) é marcada pela produtividade e otimização; fora da escola, muitas vezes é preciso optar entre família/lazer e realização de atividade escolar. Por fim, os sujeitos apontaram sugestões:propor à comunidade escolar experiências de mudança dos mecanismos citados como influenciadores na gestão do tempo dentro da escola, assim como de uma melhor organização do tempo disponível fora da escola para dar conta das atividades que se quer e precisa realizar.