Ensino de qualidade: Licenciatura em Letras é nota 5 na avaliação do MEC

Ofertar educação pública, gratuita e de qualidade não é apenas a missão institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, mas uma realidade se considerarmos os cursos ofertados pela instituição. Essa qualidade se comprova pelas avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação. Na última avaliação, o curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês do Campus Feliz conquistou conceito 5, nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Inep.

Nesta última semana, a comissão de avaliadores do Inep/MEC passou dois dias no campus e visitou as instalações físicas, analisou documentos como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Autoavaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso de Letras, além da conversa com gestores, docentes e discentes.

O coordenador do curso de Licenciatura em Letras, professor Marcelo Lima Calixto, comemora o reconhecimento e destaca que a nota é resultado do trabalho de toda a equipe do campus. Também reforça o agradecimento ao trabalho conjunto de todos os setores envolvidos, especialmente aos alunos do curso de Letras, que são o diferencial e a razão de todo esse trabalho, que também contribuíram para que os resultados fossem tão satisfatórios.

O diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub, comemora o resultado da avaliação, que é reconhecimento à toda equipe que trabalhou, se envolveu e se dedicou ao curso desde a sua criação e início das atividades, em 2015. “Essa avaliação é um sinal que pode fazer com que as pessoas passem a acreditar na instituição pública de ensino, porque é possível fazer algo de qualidade, fazer algo que tenha relevância social, que tenha engajamento e que as pessoas possam sentir confiança de que nessa instituição pública federal de ensino vão aprender e se qualificar. É uma alegria imensa poder ofertar à comunidade do Vale do Caí cinco cursos superiores, todos com notas 4 e 5 nas avaliações do Inep. Com relação ao curso de Letras é uma satisfação ainda maior porque além de professor da área e diretor do campus ajudei a pensar o PPC do curso junto com os demais colegas e isso pra mim é muito gratificante e enobrece demais a nossa profissão de professor e de gestor de instituição pública”, finaliza.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco.

Com o curso de Licenciatura em Letras, finalizam-se as avaliações dos cursos superiores do Campus Feliz: todos reconhecidos com conceitos “excelente” (cinco) e “muito bom” (quatro) nas avaliações do Inep/MEC. Dos cinco cursos ofertados no campus, Licenciatura em Letras, Engenharia Química e Tecnologia em Processos Gerenciais obtiveram conceito 5 e os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Licenciatura em Química obtiveram nota 4 nas avaliações realizadas.