Engenharia Química conquista conceito 4 no Enade 2019

Nesta terça-feira, 20 de outubro de  2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado dos Indicadores de Curso referente à edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O curso de Engenharia Química do Campus Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participou do exame. Em escalas que vão de 1 a 5, o curso conquistou nota 4 no Enade. Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é constituído por um questionário do estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos discentes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Além do Enade, também foi divulgado o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. Como resultado, o curso de Engenharia Química obteve nota máxima (5), também em uma escala que vai de 1 a 5.

Confira também: Cursos do IFRS conquistam nota máxima no Enade 2019

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade e IDD são insumos para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC tem em sua composição ainda os elementos: nota do Corpo Docente do curso (titulação e regime de trabalho) referente ao ano de 2019, conforme informações do Censo da Educação Superior (Censup) e a nota da Percepção dos Discentes Sobre as Condições do Processo Formativo (Questionário do Estudante).

O resultado final da edição do Enade 2019 está previsto para o mês de dezembro de 2020, quando será divulgado o CPC dos cursos e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O IGC é composto pela média dos CPCs dos cursos avaliados nas três últimas edições do Enade, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas e, ainda, a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes, dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.