Egressa do Campus Feliz recebe Prêmio Destaque no Congresso Brasileiro de Engenharia Química

A egressa do curso de Engenharia Química do Campus Feliz do IFRS, Bruna Farias de Bortoli, foi premiada com o 2º lugar no 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), realizado de 24 a 28 de outubro de 2021 em Gramado.

O trabalho apresentado no evento “Desenvolvimento de poliestireno incorporado com resina pós-consumo reciclada, com similaridade de propriedades mecânicas à resina virgem”, e premiado com o 2º lugar, foi desenvolvido durante o período em que Bruna realizou estágio curricular do curso de graduação junto com a equipe de Tecnologia e Desenvolvimento da empresa Innova, petroquímica localizada em Triunfo.

Sobre o reconhecimento dentre os mais de 1500 papers que foram apresentados no evento, Bruna destaca que “o prêmio representa pequenos passos que com muitas mãos e perseverança, se faz um grande trabalho em equipe”.

A apresentação e desenvolvimento de trabalhos científicos são uma das possibilidades que podem ser realizadas durante o estágio curricular, que além de componente obrigatório do curso, também permite o exercício profissional com a atuação na realidade da área de formação do estudante. “A oportunidade de realizar estágio durante a graduação possibilita o entendimento prático da teoria aplicada em sala de aula, tornando o aprendizado visual, por envolver processos operacionais e parâmetros de engenharia química, sejam eles operacionais, analíticos, de pesquisa, assistência técnica ou de gestão. Essas atividades mostram a diversidade de áreas de atuação de um Engenheiro Químico, nos dando a oportunidade de nos identificarmos e escolhermos uma área de atuação”, diz Bruna. Além disso, podem servir como uma oportunidade de descoberta de carreira. “Foi durante o estágio que eu pude confirmar que gostaria de seguir na área de desenvolvimento de produto em indústrias, podendo assim, me movimentar entre diversas áreas para uma aplicação”, finaliza.

Bruna colou grau como engenheira química em julho de 2021, fazendo parte da primeira turma de formandos do curso ofertado no Campus Feliz.

Sobre o evento

O Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) é o maior e mais relevante evento de Engenharia Química no país, realizado a cada 2 anos pela Associação Brasileira de Engenharia Química. Historicamente, reúnem-se mais de mil profissionais da academia e da indústria em todas as áreas da Engenharia Química, onde temáticas relacionadas à pesquisa, inovação e aplicação da Engenharia Química são apresentadas e discutidas. Integrado ao COBEQ, o Encontro Brasileiro sobre Ensino de Engenharia Química (ENBEQ) é um evento tradicional da área de ensino de Engenharia Química no Brasil. Em sua 23ª edição, foi organizado pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e realizado na cidade de Gramado.