Educação Inclusiva em pauta: Seminário Gaúcho reuniu educadores no Campus Feliz

Momento para aperfeiçoamento, trocas e conhecimentos sobre a educação inclusiva: assim foi o 1º Seminário Gaúcho de Educação Inclusiva, o SEGEI, realizado pelo IFRS Campus Feliz nos dias 3, 4 e 5 de agosto. O evento reuniu estudantes de licenciaturas, professores e educadores.

A programação contou com palestras, mesas-redondas e oficinas temáticas. A palestra de abertura, realizada com transmissão no YouTube na quinta à noite, com a professora Dra. Carla Vilaronga, do IFSP, abordou a educação sob a perspectiva inclusiva, trazendo exemplos de possibilidade de acessibilidade e a deficiência intelectual.

Já na sexta-feira, foram realizadas mesas-redondas sobre temas como escolarização e tecnologias assistivas, letramento e inclusão, transtorno do espectro autista, além dos participantes poderem conhecer a atuação do CTA, Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS. No sábado, foram realizadas oficinas temáticas e também a mostra de experiências inclusivas.

O Seminário é um evento promovido pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e parceiros do IFRS Campus Feliz e de outras instituições.

Para as coordenadoras do evento, pedagoga Franciele Winterhalter, também coordenadora do NAPNE, e professora Andrea Monzon, coordenadora do Programa de Ensino CAIC (Capacitação, Acessibilidade, Aprendizagem e Inclusão em Colaboratividade), o “SEGEI foi um marco para o Campus, Feliz porque representa a visibilidade das pessoas com necessidades educacionais específicas no contexto educacional, inclusive na formação profissional. Para realizarmos esse importante evento formativo, contamos com a parceria de várias instituições, pesquisadores/as e educadores/as que compartilharam seus saberes, descobertas e experiências em um encontro de diálogo e partilha que buscou contribuir para a disseminação da perspectiva da Educação Inclusiva nós diferentes níveis e modalidades de ensino”.