Desafios e possibilidades da Gestão Escolar em pauta

Com a proposta de discutir os desafios da Gestão Escolar na contemporaneidade, o 2º Seminário de Gestão Escolar reuniu professores, gestores escolares, estudantes dos cursos de licenciaturas e de pós-graduação no IFRS Campus Feliz.

O evento foi realizado no sábado, dia 1/06, e organizado pelo curso de Especialização em Gestão Escolar do Campus Feliz, com o principal objetivo de refletir e proporcionar ferramentas para a promoção de atitudes propositivas para uma gestão escolar consciente e responsável.

A atividade contou com a participação da comunidade escolar da região do Vale do Caí nos debates sobre os processos de Gestão Escolar e as possibilidades frente às dificuldades encontradas no espaço da escola. Na palestra inicial, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dr. Edison Luiz Saturnino, explanou sobre “Os desafios da Gestão Escolar na contemporaneidade”. Em sua fala, o professor destacou que “o gestor tem que estar atento aos movimentos que acontecem no contexto escolar, pensando não só o campo normativo e as práticas pedagógicas, mas também as culturas do entorno”, procurando trazer exemplos de desafios que fazem parte do cotidiano escolar e discutindo aspectos e possibilidades de aperfeiçoamento dos processos e da gestão.

Intercalado com momentos culturais onde se apresentaram a Banda Áudio Feliz, do IFRS Campus Feliz, e também uma visita ao Museu Municipal de Feliz, os participantes do seminário puderam debater sobre temáticas como educação ambiental, educação inclusiva e a relação entre saúde mental e gestão escolar.

“Ficamos contentes com a grande aceitação tanto do público interno como externo, o que contemplou a diversidade de saberes do evento”, salientam as professoras, Carine Lopes e Cátia Martins, que participaram da comissão organizadora do evento. Segundo elas, o seminário proporcionou aos participantes diferentes olhares sobre os desafios contemporâneos da gestão escolar, envolvendo temas tão importantes e trazendo provocações para pensar a escola como um local de possibilidades.