Cursos do IFRS recebem quatro e três estrelas do Guia da Faculdade

De 19 cursos superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) avaliados pelo Guia da Faculdade na edição de 2021, o curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Feliz recebeu quatro estrelas, que significa conceito muito bom. Outros 12 cursos também receberam o conceito: Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves; Licenciatura em Matemática do Campus Caxias do Sul; Engenharia Mecânica do Campus Erechim; Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica do Campus Farroupilha; Licenciatura em Letras Português-Inglês do Campus Osório; Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande; Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia do Campus Sertão.

O curso de Licenciatura em Química do Campus Feliz e outros cinco cursos receberam o três estrelas, que representa bom, são eles: Licenciatura em Matemática do Campus Canoas; Agronomia, Engenharia Mecânica e Licenciatura em Matemática do Campus Ibirubá; e Licenciatura em Matemática do Campus Osório.

Segundo informações da chefe do Departamento de Avaliação Institucional e procuradora educacional do IFRS, Margarida Prestes de Souza, apenas esses cursos do IFRS foram avaliados para a pesquisa deste ano.  O Guia avaliou o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), o corpo docente e a infraestrutura, a partir de informações fornecidas pelos coordenadores dos cursos.

O Guia da Faculdade é uma parceria entre o Estadão e a empresa Quero Educação. Os resultados da edição de 2021 foram divulgados no Jornal o Estado de São Paulo na edição de domingo, dia 24 de outubro.

A classificação vai até 5 estrelas, que é o máximo a ser conquistado. Esta edição reúne exclusivamente os cursos que receberam 3, 4 e 5 estrelas como resultado da pesquisa do Guia da Faculdade em 2021.

Como é feita a avaliação dos cursos:

O Guia utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de professores de ensino superior.

São mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior que se cadastraram para atuar como avaliadores. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:

• Para a qualidade do projeto pedagógico
  • Para a qualidade do corpo docente
  • Para a qualidade da infraestrutura

Com a média das notas, os cursos são apresentados pelo Guia da Faculdade em faixas de estrelas, segundo os conceitos abaixo:

• 5 estrelas (excelente)
  • 4 estrelas (muito bom)
  • 3 estrelas (bom)
  • Não-estrelados

Informações sobre o Guia da Faculdade 2021 poderão ser consultadas nos seguintes sites:

Quero Educaçãoquerobolsa.com.br/guia-da-faculdade

O Estado de S. Paulopublicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade