Curso Técnico em Informática realiza visita técnica em São Leopoldo

No dia 30 de agosto, as turmas do 2° e 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram de uma visita técnica à empresa SKA, localizada na Tecnosinos em São Leopoldo.

Durante a visita, os quase 50 alunos do Campus Feliz foram acolhidos pela SKA, onde acompanharam uma palestra e também realizaram a visitação ao expositor de seus produtos. A empresa disponibilizou um representante de cada área/setor no intuito de trazer as principais características e demandas da empresa e a sua realidade diante da Indústria 4.0.

A SKA, segundo a própria empresa, é líder na América Latina, abastecendo o mercado com software de CAD e CAM. Ela também trabalha com produtos para Engenharias de Design e projeto. A sua atuação avança na busca de soluções para a concepção, simulação, documentação até a prototipagem com impressão 3D.

Foi uma oportunidade dos estudantes da área da Informática terem contato com aprendizagens da realidade prática, confrontando assim o teórico e experienciado na sala de aula e nos laboratórios do curso, com percepções do mundo da inovação e tecnologia dentro de um espaço local e ao mesmo tempo global.

Alunos e professores em visita

Ainda, já no período da tarde, os alunos participaram do Conecta Unisinos. Trata-se de uma feira de profissões em que os visitantes podem interagir com os cursos ofertados por esta instituição. Inúmeras oficinas, tours pela Universidade, simulações de Júri na área do Direito, realidades virtuais, escavações arqueológicas, metaverso, jogos, bancada de um telejornal, debate nas Nações Unidas, entre outros, oportunizaram conhecer diferentes realidades e identificar algumas curiosidades e vocações.

A Tecnosinos é um Parque Tecnológico que existe há mais de 20 anos e possui empreendimentos vinculados às áreas como Automação e Engenharias, Tecnologia da Informação, Semicondutores, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais. Hoje este espaço de inovação compreende a participação de seis países, além do Brasil, Alemanha, Coreia do Sul, Holanda, Índia, Suécia e Suíça, integrando mais de 110 empresas, entre elas a SKA.