Com o objetivo de sensibilizar os servidores para a necessidade de uma educação intercultural, contribuir para a compreensão dos documentos institucionais e das formas de colocar em prática os princípios/orientações, para a educação inclusiva, em específico, para o atendimento dos estudantes indígenas o IFRS divulga a Capacitação em Ações Afirmativas no IFRS: a permanência e êxito do estudante indígena.

O evento é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e da Assessoria de Relações- Étnico-Raciais, destinado para servidores das equipes pedagógicas, da assistência estudantil, membros do Neabi, coordenadores de curso e docentes com estudantes indígenas nos cursos/turmas. Os interessados poderão se inscrever até 12 de agosto de 2022, em formulário eletrônico.

As atividades estarão estruturado a partir de palestras realizadas por servidores  e estudantes do IFRS, estudiosos da temática da educação intercultural, socialização de relatos de experiências da práticas pedagógicas com estudantes indígenas no IFRS e debate. O evento terá carga horária total de 8h, será realizado on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Datas, horários e programação:

25 de agosto

-15h30 – Apresentação: boas-vindas:  Responsáveis: Lucas Coradini (Pró-reitor de Ensino (Proen)), Alba Cristina Couto dos Santos Salatino (Assessora de Relações Étnico-Raciais (Arer) ), Andréa Poletto Sonza (Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade)

– 16h às 20h – Educação Intercultural

Mesa 1 : Educação Intercultural: reflexões e práticas

Ministrantes: Susana Andréa Inácio Belfort (Ufrgs) e Catarina Janira Padilha (UFRR).

Mediadora: Maria Cristina Schefer (IFRS/Uergs)

1º de setembro

–  16h às 18h – Permanência indígena: Documentos Institucionais voltados para o público indígena

• Palestra: A Política de Ingresso Especial e Permanência de Estudantes Indígenas e a IN Proen do IFRS  nº 08/2020 (PEI Indígena)

Ministrantes: Alba Salatino (Arer) e Priscila Verdum (Proen)

• Relatos de experiências

Ministrantes: Viviane Ramos  (Campus Sertão do IFRS); Mônica Chissini (Campus Farroupilha do IFRS).

–  18h às 20h – Roda de conversa

Mediador Fernando Ortolan