Campus Feliz realiza formatura da primeira turma do curso Técnico em Química

A noite da última sexta-feira, 08 de fevereiro, foi especial para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS: aconteceu a solenidade de formatura da primeira turma do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.

Na oportunidade, 21 jovens receberam o título de Técnicos em Química das mãos do diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub. A pró-reitora de Administração do IFRS, Tatiana Weber, esteve representando o reitor da instituição, Júlio Xandro Heck. Ainda compuseram a mesa o paraninfo da turma, o docente Matheus Felipe Pedrotti, a patrona Alessandra Smaniotto, a professora homenageada Daiane Romanzini, e secretariando a sessão, a coordenadora de registros escolares Cayane Genro dos Santos.

A oradora da turma, Luana Finkler, destacou que cada um tem suas características marcantes e que nos tornam diferentes uns dos outros. “O que seria de nós se fossemos todos iguais?”, disse Luana. A técnica em química ainda agradeceu ao IFRS e colocou que “a instituição conseguiu nos ensinar a debater, defender nosso ponto de vista e descobrimos a nossa melhor versão”.

O professor Matheus Pedrotti agradeceu a homenagem recebida pelos alunos, escolhendo-o como paraninfo da turma. “Agradeço pela receptividade de vocês, por ser um curso novo e também por ser a primeira turma que eu atuei como professor”. Matheus também observou um grande crescimento e aperfeiçoamento durante o tempo que estiveram no IFRS e pediu que os alunos comparassem “como vocês eram quando chegaram nessa instituição ensino e como estão saindo”.

O fato de ser a primeira turma concluindo o curso, iniciado em 2015, também foi destacado pelo diretor-geral do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub. Em seu discurso, Giovani falou que a turma acompanhou de perto a transformação do Campus Feliz nesses quatro anos. “Essas transformações vieram em participações em ações de ensino, pesquisa, extensão, em conselhos de campus e comissões. A educação deve servir para transformar vidas, o IFRS é uma instituição que serviu para interiorização da educação pública e de qualidade”.

Durante sua fala, o diretor também lembrou e pediu um momento de silêncio, em homenagem ao aluno do curso técnico em informática Natan Abdiel dos Santos, que perdeu a vida em uma tragédia e que estaria celebrando um momento como esse nos próximos anos.

A pró-reitora, Tatiana Weber, manifestou sua alegria por estar presente na solenidade de conclusão do curso técnico integrado e emocionou-se por ser o técnico em química, curso que também realizou. Tatiana ainda dedicou agradecimento aos pais dos estudantes e comunidade, por terem confiado no IFRS, “uma instituição nova com cursos técnicos que vocês não sabiam como eram. Hoje nós sabemos que os cursos técnicos integrados são nossa maior riqueza”.

Os novos técnicos em química são:

Alana Freiberger De Almeida

Bethânia Hahn Bennemann