Campus Feliz do IFRS inaugura auditório

Na terça-feira, 21 de março de 2023, o Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou solenidade para marcar oficialmente a inauguração do seu Auditório.

Autoridades civis, acadêmicas e convidados participaram do evento, que teve início com a apresentação musical dos estudantes Natália Junges Mello, do curso de Engenharia Química, e Jean Lucas Hoffelder, do Técnico em Informática, e a servidora Sigrid Régia Huve.

O diretor-geral do Campus Feliz, Marcelo Calixto, abriu as falas da solenidade, lembrando dos esforços de toda a equipe e colegas, de diferentes setores, que atuaram nos processos envolvidos na realização da obra. “É muita coisa pra gente agradecer em um dia como hoje, que nos deixa muito felizes, pois é uma vitória do Campus Feliz. Desfrutemos deste espaço, usemos como comunidade do campus, usemos como comunidade de Feliz e das cidades dos arredores”.  O diretor também colocou o campus à disposição da comunidade e salientou que “se nós existimos é porque a comunidade daqui quer que a gente exista e nós estamos aqui para servir esta comunidade”.

A aluna do 4º ano do curso Técnico em Meio Ambiente, Isadora Barth Scherer, representando o Grêmio Estudantil e os demais estudantes da instituição, destacou que o auditório sempre foi visto como uma necessidade. “É muito bom ver tanta gente com brilho nos olhos por poder estar aqui e ter esse espaço para usufruir”. A estudante ainda falou que mesmo durante a pandemia, era gratificante poder ver e acompanhar a evolução do prédio. “Gostaria de dizer que os alunos vão aproveitar da melhor forma possível. Esse é meu último ano, quase me despedindo, vou usar pouco em comparação aos alunos do primeiro ano que estão aí, mas eu tenho certeza que vai ser muito bem aproveitado”, finalizou a estudante.

Em sua fala, o prefeito municipal de Feliz, Júnior Freiberger, destacou a parceria da administração e do IFRS. “No momento que o Instituto Federal deposita recursos, luta e vai atrás para viabilizar um auditório na qualidade que a gente tem aqui é porque o Instituto Federal, o seu corpo de profissionais, a sua reitoria, sua direção, se preocupa e quer fazer a diferença, quer contribuir para uma humanidade melhor. Meus parabéns, acho que é o momento de curtir, de aproveitar e desfrutar esse espaço”, finalizou o prefeito.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, celebrou o ato de inauguração, e destacou que “esse momento de hoje é um dos que nos orgulha muito, nos deixa feliz e consegue nos fazer olhar e ter boas sensações disso tudo, de que as coisas estão acontecendo apesar das dificuldades que historicamente temos enfrentado, assim como momentos como as formaturas que nos trazem essa lembrança e esse carinho, a organização do nosso Salão que permite a gente ver estudantes apresentando seus trabalhos, a inauguração de espaços é gratificante”.

O reitor ainda realçou a importância da conquista. “Estamos inaugurando um espaço que é multifuncional, um auditório tem as suas razões óbvias e evidentes de existir, mas mais do que isso, nasce para ser também um espaço de debates, de consensos, de dissensos, de convergências e divergências, de exercício da liberdade de expressão, aquela educada, respeitosa e não agressiva, um espaço para que eventos institucionais aconteçam, do Campus Feliz, da cidade de Feliz e da região onde está localizado. Então um auditório também é carregado de uma simbologia bacana e eu tenho certeza que os colegas do Campus Feliz e os estudantes, principalmente, usufruirão desse espaço com o devido cuidado, para aquilo que deve ser utilizado em uma instituição pública, federal, gratuita e de muita qualidade de ensino, pesquisa e extensão que nós oferecemos”, reforçou Heck.

O auditório dispõe de um espaço de quase 165m², com capacidade para 132 pessoas na plateia. A construção foi iniciada em 1º de abril de 2021 e finalizada em 24 de fevereiro de 2022, com investimento de R$ 463.098,03.

A cerimônia teve a presença de estudantes, servidores e autoridades, entre elas, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Amilton de Moura Figueiredo; da pró-reitora de Administração e Planejamento do IFRS, Tatiana Weber; do pró-reitor adjunto de Administração e Planejamento do IFRS, Márcio Cristiano dos Santos; do pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini; da pró-reitora adjunta de Extensão do IFRS, Daiane Toigo Trentin; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Eduardo Girotto; da diretora de Planejamento e Obras do IFRS, Queila Tomielo de Camargo; o vereador municipal Everton Kremer; a diretora do Campus Canoas do IFRS, Patrícia Nogueira Hübler; a prefeita do município de São Vendelino, Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer; entre outros.

Ao final da solenidade, houve o descerramento da placa de inauguração.