Aprendendo química e fazendo arte com descontração

Em um clima descontraído, foram realizadas as atividades do Projeto de Extensão “Aprendendo na prática: química dos metais”, que envolve o ensino de química. A oficina ocorreu no dia 14 de novembro com os alunos do 9° ano na Escola Municipal Felipe Jacob Klein, do município de Vale Real.

A proposta consistiu no desenvolvimento de conhecimento sobre ligas metálicas e as reações de oxirredução. Conceitos sobre constituição da matéria, estrutura atômica e ligações metálicas foram abordadas com a participação bastante ativa da turma, que demonstrou bastante criatividade na elaboração de uma placa decorativa de uma liga de cobre zinco, popularmente conhecida por latão. A arte foi desenvolvida por meio da oxidação do metal.

A atividade foi desenvolvida pela aluna de Engenharia Química e bolsista do projeto Jenifer Thais Graebin, juntamente com a professora Cínthia Gabriely Zimmer.