Aluna de Letras recebe destaque no Salão de Iniciação Científica da UFRGS

Durante o Salão de Iniciação Científica (SIC) realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, a aluna Victória Lackman de Matos recebeu destaque dentre as comunicações apresentadas durante o evento. A estudante do 8º semestre do curso de Letras – Português e Inglês do Instituto Federal de Educação Campus Feliz apresentou o trabalho “Literatura brasileira e internacionalização: uma perspectiva pelo viés tradutório”.

O trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Projeto Transnacionalidades: literatura, processos tradutórios e educação”, que é desenvolvido em duas linhas de pesquisa, uma relacionada à literatura brasileira e outra aos processos tradutórios, e coordenado pela professora Cimara Valim De Melo, do IFRS Campus Canoas.

“O meu trabalho apresentado na UFRGS envolvia análises de trechos de um dos contos “Leão” e suas traduções “Lion”, pela revista britânica da Granta e pelo próprio grupo de tradução, por um viés da Análise do Discurso francesa (AD) e aspectos da tradução como os embates do tradutor entre invisibilidade x visibilidade e a domesticação x estrangeirização”, conta Vanessa.

“Participar do SIC era uma das oportunidades para eu ter acesso a outras visões de estudos dentro dessa área (principalmente dentro da área da tradução, uma vez que a sala era sobre essa temática) e mais um acréscimo ao meu currículo. Mas nunca pensei que fosse conseguir destaque na sessão então foi uma grande surpresa”.

A aluna também explica que teve contato com o projeto por meio do colegiado da turma de Letras e procurou a professora Cimara para participar do mesmo e fazer a seleção de bolsista, pois ao longo do curso sempre quis aprender mais sobre a tradução, um dos focos do projeto.

A lista de trabalhos com destaque pode ser acessada no site do evento.