Início do conteúdo

Campus participa de força-tarefa no combate à Covid-19 com recurso do MEC


Projetos de enfrentamento à Covid-19 em desenvolvimento no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão recebendo mais um incentivo. A aquisição de insumos e maquinários para ações de combate à pandemia é incrementada com recurso de Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Nessas iniciativas, estão a fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs), como face shields, caixas aerosol box, máscaras e aventais hospitalares.

A verba – R$ 100 mil para investimento e R$ 220 mil para bens consumíveis – chegou em maio e foi gerenciada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e pelo Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 aos projetos que já estavam em ação e com potencial de produção. 

Com o recurso, novos maquinários estão sendo adquiridos, como os CNC – Corte a Laser, impressoras 3D e máquinas de costura. Insumos, como tecidos, plásticos, molde para face shields, filamentos para impressora 3D e materiais de costura, também reforçam os projetos dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Canoas, Erechim, Farroupilha, Ibirubá, Porto Alegre, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Vacaria e Veranópolis e o Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS (CTA).

Inovação

Por meio de uma iniciativa coordenada por servidores das unidades do IFRS de Erechim, Farroupilha, Ibirubá, Rio Grande e Porto Alegre é desenvolvido um novo modelo de face shield com melhor ergonomia e maior segurança. “Vimos o que se precisava melhorar e proteger mais a partir dos suportes e viseiras fabricadas anteriormente. Com o recurso, um molde será fabricado por uma empresa externa”, explica o professor Rafael Corrêa. A partir do molde, os suportes e as presilhas serão fabricados no maquinário de injeção de polímeros do Campus Farroupilha. E as viseiras, com maior área de cobertura, no equipamento de corte a laser. 

A previsão de início da produção é a partir de setembro. Os faceshileds deverão ser encaminhados aos servidores dos campi do IFRS para futuras atividades presenciais e a agentes públicos e estudantes de escolas públicas dos municípios situados nas regiões dos campi.

Ação comunitária

Uma rede de costureiras no bairro Restinga, de Porto Alegre, está recebendo TNTs, elásticos e linhas do IFRS para confecção, principalmente, de máscaras. O Campus Restinga também conta com cinco novas máquinas de costura. De acordo com a coordenadora de Extensão, Milena Silvester Quadros, os equipamentos, devido à suspensão de atividades presenciais, serão utilizados no retorno das ações no campus. Projetos de extensão, como os ligados à economia solidária e geração de renda, serão beneficiados: “mulheres em situação de vulnerabilidade e de risco receberão capacitação na área de corte e costura”, explica Milena. 

Mais: 

  • Em Bento Gonçalves, apenadas da Penitenciária Estadual do município receberam insumos do IFRS para confecção máscaras. A ação conta com a participação de 10 apenadas que serão beneficiadas pela remissão de pena. (Saiba mais)
Fim do conteúdo