Institucional
Nota Comemorativa – 10 anos do curso de Engenharia de Alimentos
Neste ano, o curso de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) comemora uma década de funcionamento. Confira abaixo nota alusiva à data produzida por docentes e técnico-administrativos do curso:
Em 2025, celebramos com imenso orgulho os 10 anos do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Ao longo desta trajetória, consolidamos nossa missão de formar profissionais qualificados, com uma base sólida de conhecimento técnico-científico, humanístico, ético e social, preparados para atuar de forma competente em diversos segmentos, incluindo a indústria de alimentos, a produção de insumos alimentícios, as agroindústrias e os serviços de alimentação, sempre comprometidos com o desenvolvimento do setor de alimentos.
Nesses 10 anos de história, surge a lembrança da primeira aula do curso de Engenharia de Alimentos, que foi realizada no dia 23 de fevereiro de 2015, e aconteceu na Sala 312.1, do Bloco 3 (ver foto abaixo). Na semana que antecedeu o início das aulas, docentes e técnicos da Área de Alimentos prepararam as instalações dos laboratórios e usinas piloto para receber os primeiros estudantes do curso de Engenharia de Alimentos e os estudantes do curso Técnico em Alimentos.

Primeira aula do curso de Engenharia de Alimentos, em 2015 (fonte: arquivo pessoal de Marilia Assunta Sfreddo)
No início do mesmo ano, o chamado Bloco da Agroindústria era inaugurado. Uma obra imponente, com 3.754,23 m2 de área construída, conquistada pela área de Alimentos, com muito apoio da comunidade, do poder público, do diretor-geral na época, professor Sérgio Wesner Viana e dos servidores do campus como um todo, além da nossa Reitoria. O Bloco da Agroindústria foi planejado pelos docentes da área de Alimentos em conjunto com a direção do campus, desde 2010, tendo sua obra iniciada no dia 06 de fevereiro de 2012, com finalização em dezembro de 2014.
- Campus Erechim em 2012 (fonte: setor de Infraestrutura)
- Campus Erechim em 2025 (fonte: arquivo pessoal de Alexandre Malinowski)
Ao longo dos três anos da construção do Bloco da Agroindústria, o curso de Engenharia de Alimentos foi sendo concebido, primeiramente no papel, como um sonho ainda distante, mas que aos poucos era concretizado com a participação de docentes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da época. Finalmente, em 22 de abril de 2014, o Conselho Superior do IFRS aprova o curso de Engenharia de Alimentos no Campus Erechim, que integraria o Processo Seletivo para o ano de 2015. Uma importante conquista da região e para o IFRS, sendo o primeiro e, até o momento atual, o único curso de Engenharia de Alimentos do IFRS e o único curso gratuito da região, em um raio de 370 Km, dentro do estado do Rio Grande do Sul.
Cabe destacar a relevância da formação de profissionais da Engenharia de Alimentos, especialmente em uma região com uma expressiva produção agrícola e com várias indústrias e agroindústrias voltadas à área de Alimentos, como é a região do Alto Uruguai. Assim, a presença de uma instituição comprometida com a educação e a formação de profissionais de Engenharia de Alimentos, de forma gratuita e com excelente infraestrutura, trouxe cada vez mais possibilidades de inserção dos estudantes no mundo do trabalho, contribuindo consideravelmente para a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores.
Esse comprometimento do curso de Engenharia de Alimentos com a qualidade do ensino e da aprendizagem, pode ser verificado por duas vezes nesses 10 anos de história, nas avaliações de reconhecimento de curso efetuadas pelo Ministério da Educação (MEC): a primeira, em 2018 e a segunda, em 2023. Em ambas as avaliações, o curso obteve conceito 5. A escala de notas varia de 1 a 5 e, segundo o MEC, cursos com conceito 5 são considerados de excelência e vistos como referência aos demais. O conceito máximo, obtido em 15 de setembro de 2023, foi oriundo de uma nota 4,94 (a maior nota já registrada por um curso do IFRS, até aquele momento), que é um fato histórico para o curso de Engenharia de Alimentos e merece sempre ser lembrado.
Nestes 10 anos, os egressos do curso têm demonstrado sua excelência, conquistando uma admirável inserção no mundo acadêmico e do trabalho. Nossos engenheiros têm ocupado posições de destaque em diversas áreas, contribuindo para o avanço da indústria e para a garantia de alimentos seguros e de alta qualidade.
Essa conquista reflete o esforço integrado de nossos professores, estudantes, colaboradores e parceiros, que, com dedicação e competência, construíram uma história de sucesso.
Parabéns a todos que fizeram parte dessa trajetória!