Napne do Campus Erechim do IFRS participa de Seminário sobre inclusão promovido pela 15ª CRE

No dia 21 de agosto, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizou o I Seminário sobre Inclusão de PCD’s na Educação, tendo como tema: Acessibilidade na Diversidade: O Futuro é Hoje, como parte da programação da XXV Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

O evento contemplou o relato de experiência de inclusão de estudantes nas redes municipal e estadual da região, bem como, de instituições de ensino superior e entidades de apoio e atendimento às pessoas com deficiência.

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Erechim do IFRS, apresentou no evento um relato da experiência realizada na instituição, representado pela servidora Juliana Carla Girotto e pelas estudantes bolsistas Glaucia Martofel e Caroline Amaral.

O núcleo realiza o acompanhamento dos estudantes com necessidades específicas que estão matriculados em cursos técnicos e superiores na instituição, estruturando o Plano Educacional Individualizado, o qual prevê as adaptações curriculares necessárias que possibilitem melhor acolhimento e acompanhamento, promovendo o amplo desenvolvimento do estudante durante sua trajetória formativa.

Neste sentido, através de projetos, são viabilizadas ações de apoio, envolvendo bolsistas de ensino, bem como, realizadas ações educativas que permitem maior conhecimento sobre as temáticas que envolvem a inclusão para a comunidade acadêmica.

Também representando o Campus Erechim do IFRS, participaram do evento servidores dos setores de extensão, assistencial estudantil e pedagógico. A instituição enaltece a realização de eventos com este formato, uma vez que permitem a socialização de experiências, incentivando cada vez mais as práticas inclusivas.