Geral
Inova RS discute projetos estratégicos na Saúde e no Agronegócio
Programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul visa a parceria entre academia, governo, sociedade civil e empresas em projetos de inovação para o desenvolvimento regional
No próximo dia 17 de março, às 14 horas, acontece a primeira reunião de 2021 da Mesa do Programa Inova RS na região Produção e Norte. O encontro virtual reunirá lideranças regionais para a articulação de estratégias de implementação dos projetos prioritários nas áreas de Tecnologias Associadas à Saúde e Tecnologias Associadas ao Agronegócio. A transmissão ao vivo será pelo Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict): www.facebook.com/secretariadeinovacaors
Tais projetos dão continuidade à trilha do Inova RS, cujas etapas anteriores foram a definição da Visão de Futuro da região e a priorização de projetos com significativo potencial de impacto no desenvolvimento regional. O objetivo agora é dar continuidade a estes projetos, com o engajamento das entidades da Mesa em atividades conjuntas de liderança e execução.
De acordo com o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS e Coordenador do Comitê Estratégico do Ecossistema da Região Produção e Norte do Programa Inova RS, Eduardo Angonesi Predebon, “a partir da visão mutuamente alinhada do nosso ecossistema e da definição dos projetos prioritários por seus atores-chave, a articulação das estratégias de sua implementação é o desafio desta primeira reunião da Mesa de 2021. A nossa prioridade será o desenvolvimento de estratégias logicamente conectadas e que todos os atores-chave estejam inseridos e cientes das estratégias e projetos de desenvolvimento uns dos outros, consolidando as suas responsabilidades mútuas e recíprocas na maturação de nosso ecossistema de inovação”.
Para a representante da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e Vice-Coordenadora do Comitê Estratégico do Ecossistema da Região Produção e Norte do Programa Inova RS, Daniela Mueller de Lara, “o encontro será uma oportunidade de engajamento das lideranças a partir da visão de futuro escolhida para a região. Acredito que quanto maior a participação dos atores estratégicos presentes do ecossistema, maiores serão as construções e consolidações nos projetos prioritários de Tecnologias Associadas à Saúde e Tecnologias Associadas ao Agronegócio.”
O que é o Inova RS?
É um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.
O que é a Mesa do Inova RS?
A Mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e é responsável pela definição da Visão de Futuro do ecossistema, bem como por priorizar e definir os projetos de inovação mais relevantes para a nossa região.
Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa Inova RS:
Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.