Iniciado curso de noções básicas sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

No dia 09 de agosto de 2024, iniciaram as aulas do curso “Noções básicas sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)”, projeto de extensão desenvolvido com recursos de emenda parlamentar que conta com a participação de 82 servidores públicos de 23 municípios que fazem parte da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Os estudantes foram divididos em duas turmas, uma que iniciou no dia 09 e tem término previsto para 24 de setembro e outra que inicia em 1º outubro e tem  término previsto para 19 de novembro. Ao final das aulas, será realizada uma atividade de fechamento que reunirá todos os estudantes no dia 26 de novembro. O projeto certificará cada participante com 68 horas de curso.

Estiveram presentes na abertura do projeto o presidente da AMAU e prefeito de Gaurama, Leandro Mácri Puton, a coordenadora adjunta da 11ª Coordenadoria de Saúde, Cibeli Lazzari, a coordenadora de extensão do campus, Patrícia Weber, o diretor-geral e coordenador do projeto, Sidnei Dal’Agnol, o representante do Fórum de prevenção e promoção da saúde do Alto Uruguai, Eloir Griseli, além dos bolsistas que atuarão no projeto, Celso Luiz Faccio, Marli Terezinha Klosinski Senger, Izabel Basso e Lucimar Pertile. O curso tem como apoiadores a AMAU, e o Fórum de Prevenção e Promoção da Saúde do Alto Uruguai.  As aulas ocorrem no Campus Erechim.

Sobre as PICS

As PICS são um conjunto de recursos terapêuticos que buscam prevenir agravos e promover a recuperação da saúde através de uma escuta acolhedora. A abordagem objetiva desenvolver a construção de laços terapêuticos, além de estimular o autocuidado e a conexão entre indivíduos, meio ambiente e sociedade. Tais práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde em 2006. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece integral e gratuitamente 29 procedimentos de PICS à população. De acordo com o Ministério da Saúde, elas atuam de forma conjunta e complementar ao tratamento tradicional, sendo indicadas por profissionais qualificados de acordo com a especificidade de cada usuário do sistema, garantindo uma oferta segura e de qualidade. Essas práticas possibilitam também uma visão ampliada do processo de saúde e doença e da promoção global do cuidado.