IFRS participa da 20ª Edição da Feira do Livro de Erechim

O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) marcou presença com ações oriundas de trabalhos de pesquisa, extensão e de internacionalização na 20ª edição da Feira do Livro de Erechim, que ocorreu do dia 26 de novembro a 2 de dezembro de 2018, com o tema “Erechim: 100 anos em palavras”.

Na tarde do dia 28 de novembro, aconteceu uma exposição de livros sobre inclusão e tecnologias assistivas publicados pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, com doação para as bibliotecas das escolas que frequentaram a feira, assim como exposição de livros infantis adaptados para pessoas cegas. O trabalho foi desenvolvido por estudantes do curso superior de Tecnologia em Design de Moda, e a ação foi proposta pelo Núcleo de Atendimentos às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE).

Ainda na tarde do dia 28, foi compartilhada experiência de intercâmbio através da palestra “Diálogo sobre ações em cooperação com Universidades Argentinas”, com exposição de livro em conjunto lançado no dia 23 de novembro. A obra é oriunda de um projeto de pesquisa com fomento argentino, intitulado Projeto REDIN, do qual as docentes Adriana Troczinski Storti e Silvana Saionara Gollo fazem parte, e originou um capítulo que aborda estratégias coletivas regionais e, de forma especial, sobre a Unindústria, da região de Erechim.

Já no período da noite, prestigiando as comemorações do centenário do município, a exposição cultural “Erechim, História e Memória: uma releitura das crônicas de Chico Tasso” se ocupou do resgate da memória histórica do município, recontando o início da colonização, a cultura e os costumes locais. A coletânea de crônicas “Meu Erechim Cinquentão”, do Padre Benjamim Busato, conhecido pelo pseudônimo de Chico Tasso, ao publicá-las, primeiramente, no jornal A Voz da Serra, durante o período de 1942 a 1972 foi a principal fonte para o trabalho. Os leitores, desafiados a esta vivência, são discentes do 6º semestre do curso de Tecnologia em Design de Moda. Organizaram esta ação as servidoras Carina Dartora Zonin, Luciane Schiffl Farina, Noemi Luciane dos Santos, Fernanda Caumo Theisen, Eliane Salette Bazegio e Marlova Elizabete Balke.

Fazem ainda aparte do projeto os estudantes Alice Artuzo, Ana Paula de Almeida Farina, Andréia Tores Dutra, Carlos Alan de Souza, Carolie Petkowicz, Daiana Bergonzi da Silva, Jamile Bonatto, Jocieli Rosa, Keyla Gabriele Fleck Pereira, Laís Beria Tortelli, Lilian Ediane Hoffstaeter Thiele  Mariana Letícia Trentin Piovesan.

Texto: Carina Dartora Zonin

Exposição de livros sobre inclusão e tecnologias assistivas (CTA/IFRS)

Palestra “Diálogo sobre ações em cooperação com Universidades Argentinas”

Exposição cultural “Erechim, história e memória: uma releitura das crônicas de Chico Tasso”