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IFRS – Campus Erechim realiza webconferências sobre Marketing e comércio eletrônico para extensionistas rurais da Emater/RS – Ascar


Iniciou na última sexta-feira (3), a primeira de 5 weconferências que vão tratar sobre temas relacionado ao marketing digital e e-commerce, a atividade faz parte de um projeto de extensão que atenderá 39 extensionistas da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RS). O objetivo do projeto é contribuir na construção do conhecimento dos extensionistas, que por sua vez podem melhor orientar as organizações para que obtenham melhores resultados.

A primeira weconferência teve a participação e fala do Diretor Técnico da EMATER/RS o Sr. Alencar Paulo Rugeri, que parabenizou as instituições pela parceria, no seu entendimento esses novos formatos digitais de ações vieram para ficar e temos que nos adaptar a eles, temos que ver como oportunidade. Segundo Rugeri “ esse novo formato de trabalho vem nos trazer uma oportunidade, que já estava posta, mas nós não praticávamos, erámos resistentes as mudanças”, finalizou agradecendo o Instituto Federal pela parceria.

Pelo IFRS – Campus Erechim fez o uso da palavra o Diretor Geral Eduardo Angonese Predebon. Na sua fala reforçou o que disse o Diretor Técnico da Emater, segundo o Eduardo “esse novo normal que nos cerca, sem dúvida nenhuma nos trouxe muitas possibilidades que várias vezes eram impedidas justamente pela distância”. Segundo Predebon, esse novo formato de webconferências facilita nosso trabalho, e lembrou que nos últimos meses essa prática virou cotidiano no IFRS. Finalizou dizendo que o IFRS está de portas abertas para novas parcerias com a Emater.

O projeto de extensão foi demandado pela Emater, através da coordenação do Programa de Extensão Cooperativa (PEC) executado pela Emater/RS –Ascar. Segundo Franscisco Emílio Manteze que é o coordenador do PEC, existe um considerável número de cooperativas da agricultura familiar investindo em ações de vendas on-line, muito por causa da pandemia de Covid- 19. Ainda segundo Manteze, melhorar o conhecimento sobre marketing e comércio eletrônico é de grande importância para os extensionistas que acompanham essas organizações.

Os extensionistas que estão participando são das 7 Unidades de Cooperativismo espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul, além de profissionais dos escritórios regionais de Ijuí e Erechim e também do escritório central da Emater. A busca pela parceria com o Campus Erechim do IFRS, se deve aos trabalhos em parceria realizados nos últimos 4 anos entre as instituições, principalmente com a Unidade de Cooperativismo (UCP) de Erechim.

Segundo o professor e coordenador do projeto Sidnei Dal’Agnol, o projeto faz parte de um conjunto de projetos que compõe o Programa de Apoio à Gestão na Agricultura Familiar (PAGAF). Conforme Dal’Agnol, o programa foi criado para contribuir no desenvolvimento da agricultura familiar e os aspectos de marketing digital e comércio eletrônico podem abrir grandes oportunidades para este público.

Os extensionistas que estão participando das atividades atendem 160 cooperativas da agricultura familiar espalhadas nos 4 cantos do Rio Grande do Sul, sendo que essas cooperativas possuem mais de 36 mil associados. Mesmo antes da pandemia do Corona Vírus já vinha ocorrendo ações na busca de criar novos canais de comercialização utilizando a internet, porém, nos dias atuais mais cooperativas e agroindústrias familiares estão buscando esse canal como alternativa para melhorar as vendas e relacionamento com seus clientes, isso faz com que ocorra maior procura por assessoramento dos extensionistas rurais.

No primeiro dia, foi realizado uma introdução ao marketing e ao marketing digital, sendo responsáveis pelas falas o Diretor Geral Eduardo Angonesi Predebom e o professor Sidnei Dal’Agnol. Os participantes inicialmente se apresentaram e puderam fazer perguntas sobre os temas expostos. As próximas webconferências serão realizadas sempre nas sextas-feiras até o fim do mês de julho deste ano. Nas próximas webs, estarão sendo abordados temas como o comportamento do consumidor, construção de sites, meios de pagamento virtual, logística e neuromarketing.

As atividades estão sendo realizadas por professores da área de Gestão e Negócios, da área de Informática e também com a participação de um Técnico em tecnologia da informação, todos servidores públicos do Campus Erechim do IFRS.

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