Estudantes do IFRS podem concorrer ao Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Estão abertas, até 31 de maio de 2019, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, edição 2018. Com o tema “Indústria 4.0”, a ação tem por objetivo contemplar aqueles que, por suas atividades, contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul, e tem como objetivos incentivar a pesquisa científica e a inovação nos países do bloco, além de contribuir para o processo de integração regional.

São quatro categorias de participação:

Iniciação Científica (modalidade individual ou equipe): direcionada para estudantes do Ensino Médio e Técnico, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos, regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, que tenham menos de 25 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Estudante Universitário (modalidade individual): direcionada para estudantes que estejam frequentando cursos de graduação em instituições de ensino superior e pesquisa, sem limite de idade. Os estudantes das modalidades “individual” ou “equipe” podem ser orientados por um professor. O professor orientador pode apoiar a elaboração de mais de um trabalho, sendo a autoria e a responsabilidade do estudante.

Jovem Pesquisador (modalidade individual): direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 36 anos de idade até 31 de dezembro de 2019.

Pesquisador Sênior (modalidade individual): direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham 36 anos de idade ou mais.

Integração (modalidade equipe): direcionada para graduados, estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores, sem limite de idadeA composição da equipe deverá ser representada necessariamente por, no mínimo, 2 (dois) integrantes de diferentes países membros ou associados do Mercosul, até o limite de 10 (dez) integrantes, incluindo o autor principal.

O prêmio é uma organização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) em conjunto com o conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).