Observatório de Permanência e Êxito
Observatório de Permanência e Êxito
Documentos
Resolução nº 064/2018- Aprova o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFRS
2023
O questionário “Como você avalia a sua experiência escolar no IFRS?” tem como objetivo central, através das respostas das/os estudantes, desenvolver estratégias e mecanismos que contribuam para a permanência nos cursos e proporcionem que cada estudante possa concluir seus estudos com êxito.
Para tanto, se faz necessário o mapeamento das fragilidades e potencialidades que impactam na permanência e êxito.
As informações prestadas servirão de apoio para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Permanência e Êxito das/os estudantes do campus.
Questionário discente 2023- Como você avalia a sua experiência escolar no IFRS?
2022
Conhecer melhor os estudantes para desenvolver ações que os auxiliem a concluir seus cursos com sucesso. Com esse objetivo, está sendo aplicado pela primeira vez no IFRS um questionário que busca traçar o “Perfil socioeconômico e educacional” do discente.
A aplicação ocorrerá de março a junho nos campi. São duas versões, uma voltada para os ingressantes e outra para os que já estão na instituição desde semestres anteriores. A iniciativa está prevista no Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes da instituição.
Posteriormente, as informações serão analisadas para constituir uma espécie de “mapa” sobre a realidade socioeconômica e educacional dos estudantes, o qual subsidiará as discussões de elaboração dos planos de permanência e êxito dos campi.
Os resultados serão disponibilizados para a comunidade e poderão subsidiar pesquisas sobre os processos de ensino-aprendizagem, avaliação, permanência e êxito, entre outras temáticas relacionadas à compreensão dos processos institucionais.
A necessidade do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, como uma forma de identificar semelhantes e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para a Política de Assistência Estudantil.