Início do conteúdo

Engenharia Mecânica


Habilitação: Engenheiro mecânico

Modalidade de oferta: Presencial

Carga horária: 3720 hora/aula/relógio

Duração: 10 semestres

Turno de funcionamento: Integral (matutino e vespertino)

Local de oferta: Campus Erechim

Forma de ingresso: Processo seletivo determinado em edital específico do IFRS, a ser divulgado no Portal de Ingresso.

Objetivo do Curso: Formar profissionais com competência técnico e científica na área de Engenharia Mecânica, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Perfil do Profissional: O engenheiro mecânico atua, de forma generalista, no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

Possibilidades de Atuação: O engenheiro mecânico poderá atuar em indústrias de diversas áreas, tais como, em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo, plásticos, entre outras), em indústrias de produtos ao consumidor (alimentos, eletrodomésticos, brinquedos, entre outras), em indústrias de máquinas, equipamentos e veículos, bem como, em empresas prestadoras de serviços e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também poderá atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Informações:

Coordenação do Curso: Daniel Pires Nunes

E-mail: [email protected]

Telefone: (54) 3321-7515/ 3321-7529

 

Arquivos

Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Mecânica

Matriz Curricular do curso de Engenharia Mecânica

Ementários e Bibliografias do curso de Engenharia Mecânica

Manual de Procedimentos para o Trabalho de Conclusão – Engenharia Mecânica

Estágio Curricular Obrigatório – Documentos e orientações

Manual para Validação das Atividades Curriculares Complementares

Resolução nº 01/2016 – Aprovação PPC Curso de Engenharia Mecânica

Resolução nº 11/2016 – Homologação da resolução nº 01/2016

Última atualização em 25/03/2024

Fim do conteúdo