Estudante > Rematrículas ocorrerão online no período de 17 a 19 de julho

De 17 a 19 de julho de 2018, estará aberto o período para rematrícula nos cursos técnicos e superiores do Campus Erechim. Todo o processo será realizado de forma online, pelo SIGAA (curso técnico em Informática, Finanças e Tecnologia em Marketing) ou pelo Sistema de Informações Acadêmicas (SIA), para os demais cursos.

Confira abaixo as orientações para as rematrículas em cada sistema:

1) SIA

Ao acessar o SIA, o estudante deverá fazer o login com seu usuário (a + nº de matrícula; ex.: a04010099) e senha (data de nascimento, se for o primeiro acesso). Confira o Manual de orientação com o passo a passo. A rematrícula ocorrerá em duas etapas:

Etapa 1 (17 e 18/07/2018): Estarão disponíveis as disciplinas do seu semestre regular, a contar do semestre de ingresso. Na tela da rematrícula é possível acessar a sua matriz curricular. Após selecionar as disciplinas desejadas, clique no botão “realizar matrícula”: a partir deste momento sua matrícula está efetivada. Caso já tenha se matriculado em todas disciplinas que deseja, o processo de matrícula estará encerrado no SIA.

Etapa 2 (19/07/2018): Estarão disponíveis as demais disciplinas que você poderá cursar, podendo alterar as disciplinas selecionadas na 1ª etapa. Observe se há choque de horários na sua solicitação (verifique o quadro de horários). Após selecionar as disciplinas desejadas, clique no botão “realizar matrícula”. As disciplinas selecionadas nesta fase serão homologadas pelo Setor de Registros Escolares, conforme vagas existentes, não sendo garantida a sua efetivação.

Homologação (20/07/2018): O setor de Registros Escolares analisa as solicitações e realiza a homologação das rematrículas. Para visualizar as disciplinas homologadas, acesse ao seu Atestado de matrícula.

Caso você precise solicitar quebra de pré-requisitos (previstas nos PPCs da Engenharia Mecânica e dos cursos Técnicos em Alimentos e Mecânica), deverá preencher o requerimento e anexar seu histórico escolar parcial, obtido através do Portal do Aluno no SIA. Entregar no Setor de Registros Escolares nos dias 23 e 24/07/2018.

Importante: você poderá realizar eventuais ajustes de matrícula junto ao Setor de Registros Escolares até o dia 03/08/2018.

2) SIGAA

No SIGAA, os alunos podem acessar aos seus dados acadêmicos e imprimir atestados, boletins, históricos, além de ter acesso a materiais, atividades e conteúdos ministrados nas disciplinas em que estão matriculados, e fazer sua rematrícula online. Consulte aqui o passo a passo para o seu cadastro.

No período de rematrículas você poderá efetuar a matrícula nos componentes curriculares desejados, de acordo com a oferta de turmas, estando sujeito à verificação de pré-requisitos e à existência de vagas. Para realizar a consulta e seleção das disciplinas, siga o passo a passo.

Durante todo o período de rematrículas, é permitida a alteração das disciplinas selecionadas. O deferimento da sua solicitação está vinculado ao processamento da matrícula, programado para o dia 20/07/2018. Até o processamento, a situação da sua solicitação será “AGUARDANDO PROCESSAMENTO”. Após o processamento, sua matrícula está confirmada. Você pode conferir emitindo seu Comprovante de matrícula.