9ª edição dos Jogos do IFRS ocorrerá em maio, regulamento já está disponível

A edição de 2024 dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) ocorrerá no mês de maio e, como já acontece desde 2022, será realizada em duas etapas. A primeira, de 16 a 18 de maio, no Campus Sertão e, a segunda, no dia 22 do mesmo mês, em Bento Gonçalves, com atividades no campus e nas dependências do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A novidade desta edição é a inclusão do desporto paralímpico, com a modalidade da bocha na etapa de Bento Gonçalves, atualmente praticada por estudantes dos campi Caxias do Sul e Restinga. Estarão presentes também membros da comunidade externa que participam do projeto de Extensão “Inclusão por meio da cultura corporal”, coordenado pela professora Heloisa Santini, do Campus Caxias do Sul.  Os estudantes do IFRS que estiverem na etapa Bento Gonçalves poderão vivenciar a bocha paralímpica como forma de experiência corporal.

Atletismo e vôlei de praia na etapa de Bento Gonçalves

Para além disso, este ano foram feitas modificações nos locais das provas. No Campus Sertão serão disputados: vôlei de quadra, basquete, futsal e handebol. Já em Bento Gonçalves,  o atletismo e o vôlei de praia ocorrerão no Sesi e o xadrez e o tênis de mesa no campus. A mudança tem por objetivo permitir uma participação maior dos alunos nas modalidades.

A expectativa é de reunir estudantes dos 17 campi da instituição, sendo 600 na etapa de Sertão e 500, na de Bento Gonçalves.

A participação dos estudantes nos Jogos é organizada pelos professores de Educação Física de cada unidade. Podem participar os nascidos entre 2005 e 2009 (com até 19 anos). Os interessados devem procurar os professores de educação física, que têm todas as informações e são os responsáveis pelas inscrições da delegação.

Regulamento

O Regulamento Geral do 9º Jogos já pode ser consultado na página do IFRS, na aba Extensão.

Vale relembrar

Oitava edição dos Jogos do IFRS teve três dias de intensa programação
Confira a matéria em vídeo sobre a oitava edição
Veja imagens da oitava edição