7ª JEPEx: Abertas inscrições para oficinas, palestras, relatos de experiência e 1ª Mostra Cultural

Estão abertas até o dia 19 de outubro de 2018 as inscrições de ouvintes em atividades relacionadas à 7ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEx) e à 1ª Mostra Cultural, Científica e Tecnológica do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Podem se inscrever estudantes e servidores do IFRS e de outras instituições de ensino, além de membros da comunidade externa.

As inscrições nas palestras, oficinas, relatos de experiência e a 1ª Mostra Cultural, Científica e Tecnológica devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. Para isso, consulte a programação completa do evento.

A 7ª JEPEx e a I Mostra ocorrerão nos dias 22 e 23 de outubro. No dia 22, serão realizadas as sessões de comunicações orais, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Os horários e os locais da apresentação dos trabalhos serão divulgados, de acordo com o cronograma, no dia 18 de outubro, na página do evento (ifrs.edu.br/erechim/jepex). Ainda durante o turno da tarde do dia 22, integram a programação a oficina “Aprendendo a jogar xadrez” (das 14h às 17h) e os relatos de experiência “História e cultura afro-brasileira”, “Por que precisamos da Mulher Maravilha?” e “Atendimento às pessoas com deficiência” (das 17h às 18h30).

Na noite do dia 22, será proferida a palestra “A internacionalização no IFRS”, que contará com presença da pró-reitora de Extensão do IFRS, Marlova Benedetti, da assessora de assuntos internacionais da instituição, Priscila Martins Vidor, e da participante de programa de mobilidade estudantil pelo Campus Erechim, acadêmica Maiara Onyszko. A seguir, o Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira, do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), discorrerá sobre o tema “Ética e relações interpessoais”.

Durante a manhã do dia 23 de outubro, a programação terá sequência com as oficinas “App inventor: como simplificar o desenvolvimento de aplicativos móveis”, “Gerencie suas referências com o Mendeley” e “Como escrever artigos científicos? Implicações e principais ferramentas de apoio para o seu desenvolvimento”, das 9h às 12h.

A partir das 14h, serão realizadas as oficinas “Desenvolvendo jogos mobile com HTML5 e Javascript”, “Mão na massa: conhecendo a tecnologia de fabricação do pão francês”, “Pesquisa de marketing aplicada: segmento de produtos ou serviços”, “Caminhos para um estudo eficiente”, “Jogos escoteiros”,  “Aprendendo a programar com scratch”, “Oficina de elaboração de currículos” e “O lúdico e a matemática”. Várias oficinas disponibilizam vagas para grupos específicos. Antes de se inscrever em alguma delas, verifique, no caderno de programação, se você faz parte de seu “público-alvo”.

Ainda no dia 23, ocorrerão, das 17h às 18h, relatos de experiência de experiência de bolsistas de iniciação científica vinculados ao grupo de pesquisa “Alimentos, energia e saúde do IFRS – Campus Erechim”. Durante a noite, a partir das 18h30, o evento será encerrado com apresentações culturais e, na sequência, haverá as entregas das avaliações dos trabalhos de Pesquisa e Extensão (Auditório 1) e de Ensino (Auditório 2).

Inscrição de avaliadores de trabalhos

Pesquisadores graduados, mestres e doutores, vinculados ao IFRS ou a outras instituições de ensino (públicas ou privadas) têm até o dia 10 de outubro para se inscreverem como avaliadores de trabalho através do preenchimento de formulário eletrônico. A avaliação das apresentações dos trabalhos será exclusivamente presencial e ocorrerá no dia 22 de outubro. Será emitido certificado aos avaliadores.