Início do conteúdo

Servidores do IFRS Campus Caxias conseguem doação de 100 computadores do TRF4


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias, articulou-se com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e obteve a doação de uma centena de computadores, beneficiando a comunidade acadêmica com mais um espaço de estudo no Instituto que, nessa primavera, ampliará lugares e oportunidades aos seus alunos. Saiba agora como o processo todo se desenvolveu. Em julho de 2018, o servidor Robson da Silva Telles, monitorava os processos de reestruturação de patrimônio de outras instituições via Sistema Integrado da Administração Financeira do Governo Federal (Siaf) pelo módulo Comunica, ferramenta de comunicação que integra os administradores de instituições federais. Robson percebeu uma mensagem de abertura de processo de doação de cem computadores promovida pelo TRF4 em Porto Alegre. Imediatamente, informou a Direção-Geral, Juliano Cantarelli Toniolo, e a Direção Administrativa, Rodrigo Dullius, do IFRS Campus Caxias e perguntou se a doação seria de interesse da instituição. De fato, descobriu que estava no caminho certo.  

Após receber aval dos diretores do IF, Robson fez contato com o coordenador de TI da Instituição, Gabriel Fernandes Gomes, e com o analista de TI, Simão Carlos Ilibio, para que ambos dessem suporte à sua iniciativa. “Tínhamos pouco tempo para finalizar o processo, corríamos o risco de outra instituição formalizar a doação antes de nós. Era importante que fôssemos eficientes e céleres”, disse Robson da Silva Telles que, na sequência, informou a descoberta aos colegas do setor de TI, pedindo-lhes que fizessem uma análise técnica dos equipamentos oferecidos. Simão e Gabriel ficaram atentos à oportunidade. “As máquinas oferecidas encaixavam como uma luva para as necessidades do campus, possuem um bom hardware e estão todas licenciadas com windows 7. É um equipamento em perfeito estado de conservação”, disse Simão Ilibio. Assim, os técnicos constataram a qualidade do equipamento oferecido. Agora, eles tinham que agilizar o processo de transferência. 

A seguir, Simão e Gabriel fizeram os contatos telefônicos necessários com Porto Alegre, junto ao setor de almoxarifado do Tribunal, com o objetivo de levantar informações sobre como proceder para viabilizar o processo de transferência dos computadores entre as duas instituições. Então, orientado pela equipe do TRF4, o analista Simão Ilibio começou a providenciar a documentação necessária para finalizar a transferência. Dois passos foram elencados para concluir o processo de doação: o primeiro seria a formalização do interesse via ofício emitido pela Direção-geral; e o segundo seria a coleta do material, isto é, o transporte de Porto Alegre a Caxias, que seria de responsabilidade da instituição beneficiada. “Combinamos que iríamos pessoalmente buscar as máquinas em Porto Alegre, pois eu e o Simão estávamos ansiosos e empenhados em trazer as doações para o nosso campus”, relembrou Gabriel Gomes.

Com esse cenário se configurando, chega o momento em que o processo de doação torna-se uma ação interinstitucional, para a qual contribui, sobremaneira, o Campus Bento Gonçalves. Para que o IFRS-Caxias pudesse transportar os computadores, embora não possuísse veículos de carga ou verba para contratação de frete, a Direção-geral pediu auxílio à Diretora Administrativa do campus Bento Gonçalves, Sra. Elisângela Batista Maciel. Elisangela prontamente disponibilizou um caminhão e um motorista. Ela incumbiu o Sr. Jair Matias da Rosa, Técnico Agrícola e servidor do Campus Bento, da missão de transporte. Como resultado, na tarde do dia 30 de agosto, os computadores chegaram ao IF em Caxias. 

Desse modo, completa-se o conjunto de ações que atingiu o objetivo inicial: as cem máquinas doadas farão parte da reestruturação do laboratório de informática, na sala 304 do Bloco A3. Lá, serão substituídas todas as máquinas já obsoletas. Além disso, a quantidade de máquinas doadas permitiu a criação de  um novo laboratório, na sala 210 do Bloco A2, cuja capacidade ficará estendida para mais 39 alunos. Em razão disso, o IFRS Campus Caxias do Sul oferecerá cinco laboratórios de informática completos para a comunidade acadêmica. Esse resultado só foi possível pelo esforço coletivo, pela movimentação de servidores entre setores e instituições que, na essência, querem contribuir efetivamente para uma melhoria significativa de seus serviços oferecidos às comunidades que os circundam. É, enfim, a representação de uma vitória absoluta do comprometimento e do profissionalismo das pessoas envolvidas durante todo o processo. 

Decididamente, um dos maiores desafios de qualquer instituição pública reside em buscar soluções dinâmicas e criativas para resolver questões de ordem financeira e estrutural para que o progresso e a qualidade dos seus serviços não sejam afetados. Consciente dessa realidade, o gestor público deve se manter atento, e aberto para buscar alternativas, com o objetivo de atender às expectativas dos seus usuários e servidores. Ademais, para que soluções não convencionais aconteçam são necessárias a participação e o envolvimento de vários setores e pessoas. É, também, crucial que essa postura seja estimulada, pois é sabido que essa metodologia de trabalho contribui de maneira efetiva para que os objetivos comuns da instituição sejam alcançados. Acreditamos que as melhores soluções para problemas cotidianos surgem da reunião de pontos de vista que aumentam as chances de uma solução viável aparecer. Uma reunião de pontos de vista é uma reunião de pessoas. É isso que torna célebre a frase: a união faz a força. Portanto, embora o pontapé inicial seja dado por apenas um departamento ou chefia, o empuxo gerado por essa demanda se propaga entre todos os setores envolvidos. Logo, o resultado aparece materializado e construído de maneira coletiva. O processo de doação de 100 computadores celebrado entre o IFRS Campus Caxias do Sul e o TRF4 é o exemplo perfeito disso. 

Foto e reportagem: Luciano Cardoso  Entrevistados: Robson da Silva Telles, Gabriel Fernandes Gomes, Simão Carlos Ilibio, Juliano Cantarelli Toniolo e Rodrigo Dullius.

Fim do conteúdo