Resultados do Diagnóstico do Campus Caxias do Sul – Recuperação do Calendário Acadêmico

O Grupo de Trabalho (GT) de Recuperação do Calendário Acadêmico do IFRS estuda estratégias pedagógicas que serão utilizadas para a recuperação das atividades letivas da instituição, suspensas devido à pandemia.

Entre o mês de abril e início de maio foi realizado um diagnóstico entre estudantes e servidores com o objetivo de identificar, nesse período de isolamento social, questões como: acesso a computador e internet; qualidade da conectividade à internet; conhecimentos sobre ferramentas digitais de educação a distância; acesso a local adequado de trabalho e estudo em suas residências; capacidade de conciliar trabalho e estudos com atividades domésticas e cuidados de familiares; entre outros.

Clique e confira os resultados gerais do diagnóstico

No Campus Caxias do Sul , a pesquisa foi respondida por 1.020 estudantes e 75 servidores.

Os RESULTADO DIAGNÓSTICO CAMPUS CAXIAS revelam que:

• 2% dos estudantes não possuem internet em sua residência*, e 8,62% avaliaram a sua internet como ruim ou péssima. 60% dos estudantes consideraram sua internet boa ou ótima.
  • 15% dos estudantes acessam a internet apenas pelo celular.
  • 32,15% afirmaram que nunca tiveram contato com ferramentas de Educação à Distância; e 28,5% alegam que desconhecem completamente ou conhecem muito pouco ferramentas digitais para EaD. Entretanto, 93,3% dos estudantes afirmaram que já fizeram uso do MOODLE.
  • 13,43% afirmaram não ter um local adequado para estudos em sua residência.
  • 35,78% dos estudantes têm sido responsável pelo cuidado de algum familiar nesse período.
  • 19% pertencem a algum grupo de risco para a COVID-19; e 55,68% convive com alguém que pertence a algum grupo de risco.
  • 70,58% dos estudantes pensam que ferramentas digitais de EaD podem auxiliar na recuperação do calendário acadêmico, 17,54% pensam que não e 11,86% não souberam opinar.

* É importante observar que os questionários foram aplicados de forma virtual, “ou seja, o questionário foi encaminhado por email, informe via SIGAA e redes sociais (Facebook e Whatsapp). Além disso, foi realizada também divulgação da pesquisa via SMS com o link para o questionário. Mesmo assim, é preciso considerar que aproximadamente 600 alunos do Campus não responderam o questionário (37,24%).