Políticas e Práticas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Iniciou nesta terça-feira, dia 27/09/2022, o curso: Políticas e Práticas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, cujo público envolve professores da Rede Pública Estadual e Municipal da Região-Caxias do Sul, professores da região Serrana, técnicos e professores do IFRS, estudantes da Licenciatura em Matemática e do curso de Pós-graduação em Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional.

Ocorrerá nas terças-feiras, no horário das 18h às 22h, Auditório do Instituto Federal de Educação de Caxias do Sul.

O curso é realizado pelo Napne do IFRS e conta com o apoio voluntário dos discentes bolsistas da Licenciatura em Matemática e do Curso de Pós-graduação em Docência em Ensino Básico e Profissional.

Dentre os objetivos do Projeto de extensão visa-se oferecer formação continuada de professores de diferentes áreas, sobre modalidade de educação especial, na perspectiva inclusiva, além de promover a integração entre a instituição formadora e as redes de ensino.

A inclusão social e educacional é uma realidade atual, a qual por centenas de anos foi negligenciada, principalmente quando se tratasse de pessoas com necessidades especiais. Outrora esses sujeitos foram excluídos, mortos e em um passado mais recente, internados em manicômios. Para educá-los, contou-se com o atendimento em instituições nas quais ficavam apartados do ambiente escolar comum.

No Brasil, a década de 90 irá se ater a inseri-los nos espaços educativos, mas em uma perspectiva de integração, pois embora dentro das escolas, esses sujeitos deveriam se adequar ao ambiente.

Entretanto,na perspectiva inclusiva, é a escola que precisa oferecer o suporte para que os sujeitos aprendam os conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Não basta inseri-los nas escolas, mas ensiná-los a aprender os conhecimentos veiculados nas disciplinas.

Nesse sentido, é importante que o profissional da educação se aproprie dos conhecimentos relativos à educação especial, de modo a trabalhar de forma colaborativa com os profissionais que dão suporte aos alunos: seja o professor de atendimento educacional especializado, o intérprete de libras, o cuidador.

Para além dos conhecimentos científicos divulgados nesta área, a ação educativa de incluir envolve a atitude de acolhimento, amorosidade, como diria Paulo Freire.

Portanto, a formação docente reside, como nos propõe Mia Couto, na constituição de distintos saberes, pois compreende a ética, o olhar sensível, a abertura para uma escuta atenta de si e do outro, a possibilidade de refletir criticamente sobre o saber/fazer (SANTOS, 2020).