Perfil do estudante do IFRS pode ser conferido no “Diagnóstico Discente”

Aspectos ligados ao projeto de vida, à trajetória escolar, à saúde e à socialização de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem ser consultados no Diagnóstico Discente. As informações estão disponíveis em um painel interativo e podem ser filtradas por campus, tipo de curso, idade, cor ou etnia. Mais de 7.500 alunos dos 17 campi participaram da pesquisa, realizada no ano de 2022.

O diagnóstico permite identificar fatores que podem influenciar no aproveitamento dos estudos e possibilita elaborar planos de permanência e êxito em cada campus, estabelecendo ações a serem adotadas.

Diferenciais da segunda edição

Essa é a segunda edição do levantamento e teve a participação de 7.538 estudantes, de todos os tipos de cursos. A primeira pesquisa ocorreu em 2019 e contou com 8.259 respondentes.

Nos resultados disponíveis, os dados das duas pesquisas podem ser vistos lado a lado, permitindo comparar os pontos avaliados na situação antes e após a pandemia de Covid-19. Além disso, esse segundo diagnóstico teve a inserção da seção “Reflexos da Pandemia”, com perguntas sobre as atividades não-presenciais e os efeitos do cenário vivenciado de 2020 a 2022 na aprendizagem e na saúde.

Outra mudança é o detalhamento do curso e do ano de ingresso do estudante, possibilitando um conhecimento mais específico das turmas.

Confira dados do Diagnóstico Discente 2022:

Identificação e realidade socioeconômica:

• 24,6% dos estudantes respondentes têm renda familiar per capita de até 1 salário mínimo. Já 47,7% entre 1 e 3 salários mínimos
  • 51,6% não possuem plano de saúde
  • 20,6% se consideram pretos ou pardos

Socialização:

• 56,5% disseram já ter sofrido bullying
  • 26,2% declararam que as redes sociais são o meio que mais utilizam para se manterem informados
  • 34,7% afirmaram ter lido entre 2 e 4 livros no último ano

Trajetória escolar:

• 82% cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública
  • 40% responderam que a principal motivação para a realização do curso é conseguir uma melhor colocação no mundo do trabalho

📌Acesse aqui o Diagnóstico Discente completo

Evoluções entre as duas pesquisas

Os estudantes do IFRS se interessam cada vez mais pelas áreas de tecnologias e/ou administração e empreendedorismo. No Diagnóstico Discente 2022, 15% dos respondentes informaram que essas são suas áreas de interesse, enquanto no diagnóstico anterior, de 2019, essa resposta havia sido dada por 8,1% dos estudantes.

Outro número que cresceu foi o de alunos que pretendem trabalhar na localidade em que residem: 36% afirmaram que sim na pesquisa atual, frente a 29% no levantamento feito há três anos.

Em relação à saúde, houve um aumento no número de estudantes que afirmaram ter alguma deficiência ou necessidade educacional específica (11%, contra 8,2% na pesquisa anterior), estando o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre as respostas mais citadas.

Ações nos campi
Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), aprovado pelo Conselho Superior no ano de 2018, estabelece a necessidade de elaboração de diagnósticos para o conhecimento das características dos alunos do IFRS e a identificação de fragilidades que possam prejudicar a permanência e o êxito nos estudos.

Conforme o Plano, com o diagnóstico realizado, cada campus deverá construir seu plano específico, usando as informações como subsídio. “A elaboração dos Planos estratégicos de permanência e êxito dos campi estava inicialmente prevista para ocorrer no ano de 2020. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, foi adiada. Agora, a permanência e o êxito podem ser repensados considerando a retomada do ensino presencial e os impactos das crises econômica, sanitária e social”, observa o diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei.

A construção dos planos por campi é a próxima etapa e deverá ser finalizada até julho. Os campi precisam analisar os dados, identificar fatores de evasão e retenção por curso e estabelecer ações a serem adotadas.