O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas conquista um novo e amplo espaço de trabalho no Campus Caxias do Sul

O que é o NAPNE?

O NAPNE é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Seu objetivo principal é facilitar e disseminar ações que garantam a permanência dos estudantes no ambiente educacional e seu sucesso na transição para o mundo do trabalho. Atua no ensino, na pesquisa e na extensão, e busca superar desafios arquitetônicos, de comunicação e atitudinais, promovendo uma cultura educacional que valoriza a convivência, aceitação e respeito à diversidade dentro da instituição.

Onde está localizado?

📍No bloco A3, sala 202.

O propósito do novo espaço:

O fortalecimento do NAPNE no IFRS – Campus Caxias do Sul representa o cumprimento do princípio essencial expresso no Artigo 4º do Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015 –  o qual estabelece o direito de todas as pessoas com deficiência a ter igualdade de oportunidades, a garantia de adaptações razoáveis e ao uso de tecnologias assistivas, além de usufruir dos serviços essenciais aos estudantes que necessitam de acessibilidade em seu percurso educacional.

É importante salientar que o Campus Caxias do Sul rejeita qualquer forma de capacitismo e não subestima, em hipótese alguma, as habilidades e competências das pessoas com deficiência. O IFRS adere à Educação Inclusiva como uma “ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação” (BRASIL, 2008, p. 1), princípio também enfatizado na Declaração de Salamanca de 1994.

Ações do NAPNE:

As ações do NAPNE incluem atividades como apoio individualizado, orientação nas adaptações curriculares, tecnologias assistivas, formação para professores, mediação e promoção da conscientização. Além disso, na sala do NAPNE existem recursos adequados para atender tanto estudantes quanto professores. O núcleo também realiza momentos de planejamento, orientações pedagógicas e rodas de conversa com os docentes a fim de desenvolver propostas adaptadas às necessidades individuais dos estudantes. Isso inclui a criação de Planos Educacionais Individualizados (PEI), a disponibilização de catálogo de recursos didáticos acessíveis, adaptados e adaptáveis do núcleo,  elaborado pela equipe do Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (LAAI ). Tudo isso baseado no uso de Tecnologias Assistivas, na Comunicação Aumentativa e Alternativa e no princípio do Desenho Universal.

Além de atividades relacionadas ao ensino, o NAPNE também se envolve em pesquisa e extensão. Desde 2022, o núcleo realiza pesquisas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista e oferece cursos de formação de professores em parceria com a rede estadual e municipal de Caxias do Sul como parte de suas atividades de extensão.

A Equipe:

Os profissionais que diariamente utilizam a sala como seu local de trabalho são a Coordenadora Aline Regina Horbach, a Técnica em Assuntos Educacionais Querubina Aurélio Bezerra (afastada para cursar pós-graduação), a Estagiária Andreia Gularte, a Psicopedagoga Vanessa Aparecida de Borba Madalosso, a Professora Visitante na área da Educação Especial Fernanda Ferreyro Monticelli, as Intérpretes de Libras Carolina Ito e Carine Kluge, as Monitoras Educacionais Ana Paula Ramos e Priciele Toreti, e as Bolsistas do projeto de ensino LAAI, vinculado ao núcleo, Samara Fasoli Grazziotin  Carvalho e Sofia Souza Rachinhas.

O núcleo conta com o apoio direto dos professores Alfredo Costa (coordenador substituto do NAPNE e coordenador do LAAI), Alexandra de Souza Fonseca, Heloísa Santini, João Vitor Gobis Verges, e Kelen Berra de Mello; da pedagoga Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer e do tutor de pares Lenin Osowski Cordeiro de Castilhos.

Estamos comprometidos em promover um ambiente inclusivo e acessível para todos os nossos estudantes e colaboradores. Junte-se a nós nessa missão de valorizar a diversidade e a educação para todos.💚

Contato para mais informações:

NAPNE

LAAI