II Curso de Educação Especial do IFRS Campus Caxias do Sul

Entre final de setembro e outubro de 2023, foi realizado o II Curso de Educação Especial do IFRS de Caxias do Sul, de 40h, o qual decorre do Projeto de Extensão de Fluxo Contínuo: Formação de Professores e Educação Especial: interlocução com as práticas pedagógicas do cotidiano, coordenado pela professora Fernanda Ferreyro Monticelli e em colaboração com a professora Aline Oliveira de Castilhos.

Participaram professores da Rede Pública Estadual e Municipal da Região-Caxias do Sul e adjacências, Técnicos educacionais e professores do IFRS, estudantes da Licenciatura em Matemática e do curso de Pós-graduação em Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional, além dos profissionais das instituições especializadas.

Dentre os objetivos do projeto almejou-se oferecer formação continuada aos professores de diferentes áreas, sobre modalidade de  educação especial e aproximar as instituições e escolas para no futuro promover pesquisas entre estes ambientes sobre educação especial.

A questão disparadora é: como proporcionar a dialogicidade entre as escolas comuns inclusivas e as instituições especializadas, de forma que o sujeito, público-alvo da educação especial seja educado para se apropriar dos conhecimentos historicamente produzidos pela sociedade, de modo a adquirir pelo conhecimento, maior autonomia, ou seja, se constituindo como sujeito, capaz de expressar sua voz e ser ouvido, enfim, se emancipar?

De acordo com Santos (2008, p. 130), quando se estabelece um diálogo entre comunidades com distintos papéis, têm-se as zonas de contato. “Zonas de contato são campos sociais onde diferentes mundos da vida normativos, práticas e conhecimentos se encontram, chocam e interagem”.

Participaram como palestrantes: Professor João Vitor Verges/IFRS, Fernanda Ribeiro Toniazzo ( Psicóloga e Diretora do INAV), Silvana Regina Vencato Pinto (Professora e Diretora da Escola Helen Keller), Roseli Parayba Antunes (Professora e Diretora da Escola Estadual Especial João Pratavieira) , Professora Kelen Berra de Mello, Professora Dra em Engenharia Mecânica e responsável pelo Laboratório de Matemática e Fabricação Mecânica do IFRS Campus de Caxias, e os Bolsista do FabLab Igor Bruno Mantovani e Eduarda Michelle Malinowski Herzog. O tema: Educação Especial e Educação Inclusiva: entre mitos, o impossível e a vida; foi abordado pela psicanalista Cláudia Alquati Bisol/ Professora Dra. do curso de Psicologia, PPGEDU e PPGPSI da Universidade de Caxias do Sul.

Inclusão por meio da cultura corporal: bocha paralímpica como possibilidade foi a temática apresentada por Heloísa Santini/IFRS, Professora de Educação Física do IFRS, Campus Caxias do Sul, membro do Laboratório de Educação Física, Esporte e Lazer (LEFEL/IFRS). O tema: Quem faz a inclusão? Perspectivas de reflexão para educadoras/es anticapacitistas foi discutido pelo professor André Luiz de Souza Lima – Professor do Centro de Educação UFRGS, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e à Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Políticas (RIPPEP). Outro assunto bem atual: Acessibilidade curricular, Desenho universal para a Aprendizagem, Linguagem simples, Tecnologias assistivas e Materiais Pedagógicos acessíveis foi abordado por: Andréa Poletto Sonza, Professora Dra. do IFRS de Bento Gonçalves . Assessora de Ações Afirmativas e Diversidade do IFRS. Saberes da docência e aproximações com a educação foi apresentado por Aline Oliveira de Castilhos. Além das palestras foram oferecidas oficinas com relatos de trabalhos tais como: Educação Geográfica – Mundo para os sentidos, Sentidos para o Mundo pelo Professor Alfredo Costa.

Diversidades Surdas, por Débora Gobatto Gasperin; Vivências Bilíngues de Uma Pessoa Surda por Franciele Torani de Camargo (Egressa e Profissional da Escola Helen Keller e Professora da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller).

Os desafios cotidianos da Educação Especial na Educação Básica: limites e possibilidades foi tema da oficina da Professora Carine Charão – 4ª CRE – Mestre em Educação.

Produção de materiais adaptados de matemática e ciências para pessoas com deficiência visual foi apresentado por Luceli Pasinato , Professora do INAV.

Gestão da Educação Especial na Escola Pública – foi um relato de experiência daProfessora Marijara Gobbi – Professora da Educação Especial – EMEF. Catulo da Paixão Cearense.

A Oficina de Matemática – Expressões Numéricas foi realizada pela professora visitante Fernanda Monticelli e estudantes da Licenciatura em Matemática: Geovani Rodrigues Monteiro, Pedro Luiz Adames e Sandra Pereira.

O encontro encerrou com a palestra de: Aline Regina Horbach, Assistente de alunos do IFRS e a pedagoga Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer, Pedagoga do IFRS, as quais contaram com o depoimento das mães de estudantes do Ensino Médio do IFRS, a Sra Sara Quadros e a Sra Liana Maria Ba. Andreazza.

Além da colaboração dos palestrantes, o curso contou com o grande apoio da intérprete de libras, Carine Kluge e dos estudantes voluntários: Lenin Osowski Cordeiro De Castilhos , Heleno Willen Viana Mendes , Zípora Ruama Paim Rodrigues , Geovani Rodrigues Monteiro, Larissa Bavaresco da Silva, Fernanda Fogolari Bellaver, Sandra Nilce Pereira e Pedro Adames.