Início do conteúdo

IFRS lança processo seletivo para o curso de Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional


O IFRS Campus Caxias do Sul está com o processo seletivo em aberto para a 2ª turma do curso de Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional no período de 6 à 30 de setembro de 2021 e a ser iniciada no 1° semestre de 2022.

Para participar o candidato deve ter o ensino superior completo ou ter o seu certificado de conclusão em mãos até o dia da matrícula.

Quer saber mais sobre o curso?

Como é um curso na área do Ensino e da Educação, podem participar apenas aqueles que tem Licenciatura?

Não! Poderão se candidatar Licenciados, Bacharéis e Tecnólogos, desde que tenham seus cursos concluídos no ato da Matrícula e que seja devidamente comprovado.

O curso é EaD? Ele não é EaD! A sua estrutura e organização é presencial… Isso não inibe a possibilidade de se realizar(em) alguma(s) atividade(s) no formato remoto, mas o curso é presencial conforme o seu Projeto Pedagógico (PPC).

Então, qual o público-alvo?

O curso tem como público-alvo profissionais da Educação Básica, preferencialmente das Redes Públicas Municipal, Estadual e Federal que atuam em Caxias do Sul e região, licenciados, bacharéis e tecnólogos em qualquer área do conhecimento.

Qual o objetivo do curso?

Promover formação continuada aos profissionais da área educacional com ênfase no trabalho docente na educação básica e profissional, a partir das tendências pedagógicas contemporâneas.

Como funciona o curso? Quando começa? Ele é presencial? Como são as avaliações?

Ele ocorre ao longo de 18 meses no formato presencial: duas vezes por semana, nas quartas e quintas-feiras à noite, das 19h às 22h10min. O curso iniciará a partir da definição do calendário acadêmico do IFRS para o ano de 2022. Portanto, ele, possivelmente, começará em fevereiro ou março do ano que vem. A grade curricular possui 10 Componentes Curriculares (disciplinas) a serem cursadas e mais a elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) representado pela construção de um artigo científico com a orientação de um(a) professor(a) do curso. A carga horária total do curso é de 400 horas. As metodologias, técnicas e os instrumentos de avaliação estabelecidos variam de acordo com cada docente. Na turma anterior tivemos desde seminários e apresentações até relatório de visita técnica, esboços de artigo e organização de eventos.

Eu sou um bacharel e o meu amigo é um tecnólogo, depois de concluirmos esta Especialização estaríamos habilitados a dar aula no ensino fundamental, médio ou superior? Nas modalidades do técnico ou do EJA, podemos?

A legislação em vigor para se lecionar na rede federal exige que os bacharéis ou tecnólogos tenham uma complementação de curso pedagógico na área da Educação de no mínimo 360 horas. Sendo assim, tu e teu amigo, caso concluíssem o curso com êxito estariam habilitados a lecionarem dentro da tua formação. Pois a Especialização, somadas as 40 horas dedicadas ao TCC, possuem 400 horas na sua totalidade. Por exemplo: tu és administrador de empresas. Assim tu estarias habilitado a lecionar num curso técnico em administração, dentro das disciplinas também técnicas como também no ensino superior, desde que seja da área ou correlata ao teu curso de formação (Ciências Contábeis, Economia, Secretariado,…). No EJA com alguma formação específica, neste caso, se for Administração, também estarias habilitado. ATENÇÃO: Contudo, não podemos garantir a permissão para se lecionar nos municípios e estados ou ainda na rede privada, por eles estabelecerem critérios próprios para as suas contratações ou concursos…

O curso me interessou, como vai ser o processo seletivo?

Pois bem! As inscrições são gratuitas assim como todo o curso! Para se inscrever o candidato necessita consultar o Edital 025 de 1°/09/2021 do IFRS Campus Caxias do Sul e seus anexos. Lá você vai encontrar todas as informações possíveis para a inscrição! Para se chegar neste Edital, podes acessar o link: https://ifrs.edu.br/caxias/editais/2021-2/

Mas eu queria saber se vai ter prova escrita de conhecimentos, didática, entre outros?

Não! O processo seletivo ocorrerá em duas fases: 1ª) Inscrição e entrega da documentação para avaliar o candidato (nos critérios de vinculação profissional atual na área de docência nas redes públicas ou privada; Trajetória Acadêmica/Profissional; Objetivos e expectativas sobre o curso; Disponibilidade de tempo e deslocamento até o campus) e; 2ª) Entrevista (Objetivos e expectativas sobre o curso, Articulação das vivências na área da Educação, capacidade de argumentação, segurança e domínio dos assuntos dialogados).

Obs.: Cada fase equivale à 50% da nota.

Quantas vagas tem o curso?

25 (vinte cinco), sendo que ele possui entre estás vagas, duas destinadas para negros ou pardos e uma para indígena. Sendo assim, haverão 22 vagas para ampla concorrência.

Independente da quantidade de candidatos inscritos serão selecionados para a segunda fase 35 candidatos. No final da segunda fase serão dispostos a ordem de classificação, sendo que até o 25º mais bem classificado será considerado aprovado e do 26° até o 35° estarão classificados como suplentes.

Qualquer dúvida pode ser sanada pelo e-mail [email protected]

 

Texto divulgação: Coordenação do Curso de especialização em Educação Básica e profissional

Fim do conteúdo