Ferramentas digitais para aprendizagem remota

Enquanto as aulas não retornam, neste período de isolamento, a série Anota AE! dessa semana apresenta  algumas ferramentas digitais disponibilizadas na internet para manter o ritmo nos estudos, rever conteúdos e turbinar a memória de longo prazo.

Lembrando, que algumas plataformas educacionais disponibilizaram seus conteúdos e recursos por um tempo de forma gratuita. Então aproveite para conhecer, explorar e aprender por meios dessas ferramentas, que podem dar um impulso na rotina de estudos:

1.GoConqr

A plataforma disponibiliza uma variedade de ferramentas de construção de recursos visuais para aprendizagem, como mapas mentais, fluxogramas, testes e cartões de resumo (flashcards).

A criação e compartilhamento de materiais produzidos são possíveis de acessar na versão gratuita, além disso  é possível acessar um canal no Youtube com tutoriais que ensinam a usar a plataforma.

2.Khan Academy

A Khan Academy oferece exercícios de matemática, química, biologia, física e o grande diferencial é que o professor pode criar turmas e atribuir tarefas que podem ser avaliadas. Para o estudante, após realizar um cadastro tem acesso aos conteúdos como aulas e exercícios.

3.Stoodi

Para ter acesso é necessário criar um login, o foco é voltado para conteúdos  do Ensino Médio e oferece mais de 5 mil vídeo aulas de todas as disciplinas e 30 mil exercícios resolvidos.

Os estudantes do 3º ano, além do acesso às aulas, tem disponível plano de estudos, correção de redações, resumos, simulados e as últimas edições da prova do Enem.

1. Qranio

O aplicativo de aprendizagem utiliza a gamificação para estimular os estudantes a buscar conteúdos educacionais  e está com livre acesso por três meses.

1. Inteceleri

Por meio da parceria com o Google for Education, a startup colocou suas soluções à disposição gratuitamente para os estudantes, entre eles, o matematicando, ferramenta que auxilia como jogo educativo digital e promove exercícios neurolinguísticos.

1. Escola Digital

A Escola Digital é uma plataforma gratuita de busca, que concentra mais de 30 mil recursos digitais de aprendizagem voltados a estudantes, pais e professores. A pesquisa pode ser realizada a partir de disciplinas, de etapas de ensino ou tipos de mídia.

1. Videoaulas no YouTube Edu

Nesta página, você encontra uma série de canais que reúnem materiais de professores e profissionais de educação que disponibilizam aulas de todas as disciplinas da educação básica e também algumas do ensino superior.

Texto: Por Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer

Pedagoga- Coordenadoria de Assistência Estudantil

Fonte:

Estude em casa: plataformas de educação liberam conteúdos de graça. Catraca livre, 2020. Disponível em: > Acesso em: 01 de maio de 2020.

Tecnologias na educação: 5 ferramentas digitais para facilitar a vida de alunos e professores. Blog do SENAC- São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.blogsenacsp.com.br/tecnologias-na-educacao> Acesso em: 23 de abril de 2020.