Exposição de Filosofia promove criatividade e estimula reflexão no IFRS Campus Caxias do Sul

O NASCIMENTO DA FILOSOFIA. No último dia 24 de maio de 2022 estudantes dos Primeiros Anos do Ensino Médio Técnico do IFRS Campus Caxias do Sul tiveram seus trabalhos do componente curricular de Filosofia I apresentados ao público interno  da comunidade escolar por meio de uma exposição criativa no saguão dos prédios A2 e A3 (localizado no 3º piso desses prédios). O local é de fácil acesso e reservado à passagem de servidores e demais estudantes, dando maior visibilidade aos trabalhos lá expostos.
Os estudantes dos Cursos Técnicos de Fabricação Mecânica, Plásticos e Química, totalizando 6 turmas dos turnos da manhã e tarde, realizaram uma atividade no trimestre escolar que demandava elaborarem de modo criativo e em formato de escultura ou maquete  o nascimento da filosofia e as implicações dessa transformação do pensamento na humanidade. Após realizarem as atividades de discussão, os estudantes tomaram suas reflexões e as materializaram por meio de processo criativo e compreensivo – que resultou em diversas maquetes e esculturas.
Nesse sentido, os alunos fizeram cada trabalho com distintas temáticas, colocando em evidência os caminhos que viabilizaram a estruturação de um pensamento filosófico na trajetória dos indivíduos, diferenciando-se de uma perspectiva mitológica.
Assim, os trabalhos foram todos reunidos e ficam expostos entre os dias 24 de maio até 10 de junho de 2022. A orientação dos estudantes e a organização da exposição esteve ao encargo da professora Lionara Fusari, que ministra a disciplina de Filosofia I para essas turmas.
Alguns estudantes foram convidados como voluntários para auxiliar na tarefa de organização e eles foram decisivos para a montagem da exposição, contribuindo significativamente na ambientação e transporte de mesas e maquetes/esculturas, bem como na elaboração de cartazes para o evento.
Essa exposição é uma pequena amostra do que os estudantes podem expressar quando permitem-se viver a motivação, dedicação e comprometimento. Certamente outras oportunidades serão criadas para que os estudantes expressem ainda mais suas capacidades.