Início do conteúdo

Estudantes do IFRS campus Caxias do Sul conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


 

Dezenove estudantes do IFRS conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020. Os participantes obtiveram oito medalhas de ouro, seis medalhas de prata e cinco medalhas de bronze.

A 23ª edição OBA foi realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, de forma online, os resultados foram divulgados dia 14 de dezembro.

 

Confira os medalhistas do campus:

Andrei Maximovitz Rubini
Medalha: Bronze
Augusto Frederico Costa Tieppo
Medalha: Ouro
Eduarda Gabriela Menegotto
Medalha: Ouro
Gabriel Copatti
Medalha: Ouro

Matheus Caregnato Sacchet
Medalha: Ouro

Natã Adolfo Ribeiro De Souza
Medalha: Ouro

Victor Zacarias
Medalha: Ouro

Os medalhistas estão pré-selecionado para a fase online das seletivas que escolherá 20 estudantes para compor as equipes brasileiras para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021.

Sobre a OBA

Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada, em seus 23 anos de existência, já superou a marca de 10 milhões de participantes.

É dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros dirigidos a alunos do ensino fundamental e o quarto para o ensino médio. A prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021 (OLAA). Os participantes da edição 2020 da OBA concorrem ainda a vagas nas Jornadas Espaciais que acontecem em São José dos Campos (SP), onde recebem material didático e assistem a palestras de especialistas (Fonte: Agência Brasil).

Fim do conteúdo