Apresentação
A Coordenadoria de Assistência Estudantil – CAE é o setor responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFRS – Campus Caxias do Sul.
O que é a Assistência Estudantil?
A Assistência Estudantil é uma política pública, antes assegurada por meio do Decreto 7.234 de 2010 e agora pela Lei 14.914 de julho de 2024 que instituiu a Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.
São objetivos da PNAES:
I – democratizar e garantir as condições de permanência de estudantes na educação pública federal;
II – minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência de estudantes nos cursos da educação pública federal e na conclusão desses cursos;
III – reduzir as taxas de retenção e de evasão na educação pública federal;
IV – contribuir para a promoção da melhoria de desempenho acadêmico, de inclusão social pela educação e de diplomação dos estudantes;
V – apoiar estudantes estrangeiros da educação superior recebidos no âmbito de acordos de cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e outros países;
VI – estimular a participação e o alto desempenho de estudantes em competições, em olimpíadas, em concursos ou em exames de natureza esportiva e acadêmica;
VII – estimular as iniciativas de formação, extensão e pesquisa específicas para a área de assistência estudantil.
Quem pode ser atendido/a pela Assistência Estudantil no Campus Caxias do Sul?
Podem ser atendidos/as pela Assistência Estudantil qualquer estudante regularmente matriculado/a na instituição. Professores, familiares dos/as estudantes e a comunidade externa, eventualmente, também são atendidos por essa coordenadoria.
O que a Coordenadoria de Assistência Estudantil faz?
As intervenções da CAE se dividem em duas frentes principais: ações universais e auxílios estudantis.
As ações universais são quaisquer atividades, projetos e palestras desenvolvidas pelo setor para todos/as os/as estudantes que desejam participar. Se enquadram também como ações universais os atendimentos pedagógicos, psicológicos ou sociais, realizados individual ou coletivamente e que podem ser solicitados pelos/as próprios/as alunos/as ou pela equipe de professores/as do Campus.
Já os Auxílios Estudantis são valores em dinheiro destinados apenas aos/às estudantes oriundos de famílias cuja renda bruta por cada pessoa da família não ultrapassa um salário mínimo e meio. O pagamento desses auxílios tem como objetivo contribuir para o acesso, permanência e êxito desses/as alunos/as na instituição.
Quando procurar a Coordenadoria de Assistência Estudantil?
Você pode procurar a Assistência Estudantil a qualquer momento, sempre que identificar que necessita de alguma orientação pedagógica, psicológica ou para atendimento com o Serviço Social.