Início do conteúdo

Coordenadoria de Assistência estudantil promove atividades de Voltas ás Aulas


Durante o mês de agosto a Coordenadoria de Assistência estudantil realizou uma série de atividades com os estudantes do Ensino Médio e convidados externos para dialogar sobre diferentes temáticas, entre elas: saúde mental, dicas de estudos, inteligência emocional e a importância do respeito às leis e às normas institucionais.

As turmas de 1° ano puderam conversar sobre seus anseios e expectativas vivenciadas neste primeiro ano na instituição, além de relatarem as dificuldades no retorno às aulas presenciais. A psicóloga Jaqueline Bonassi comentou sobre alguns sintomas que podem aparecer quando o indivíduo não está bem psicologicamente e quais são os canais imprescindíveis para buscar ajuda. Para ela “É de fundamental importância a busca de apoio, de uma rede de suporte para esse momento. Rede esta, que pode ser encontrada dentro ou fora da escola e por profissionais capacitados”.

Essas turmas também assistiram a palestra “Convivência Escolar e prevenção a atos delituosos” ministrada por dois policiais que fazem parte da Patrulha Escolar. Na apresentação os brigadianos abordaram questões importantes para o bom funcionamento do ambiente escolar como os crimes e atos infracionais que podem ocorrer na escola, danos ao patrimônio público, bullying, importunação e assédio sexual, assim como o uso de álcool, drogas e armas.

Para as turmas de 1°, 2° e 3° ano do Curso Técnico em Administração – PROEJA, a Especialista em Psicologia Positiva, Nara Cristina Borges, ministrou a palestra “Vamos falar sobre emoções?” onde destacou a importância do desenvolvimento da Inteligência Emocional, habilidade tão necessária no contexto pessoal e profissional, e também temas como Emoções Positivas, Relacionamentos Positivos, Empatia, Propósito e Realizações além de algumas dicas de atitudes intencionais que garantem bem-estar e felicidade.

Já nas turmas de 2° anos, houve a oportunidade de dialogar sobre a rotina de estudos e as diferentes áreas do conhecimento, especialmente a matemática. A professora Vanessa Cristina Rech Viganó apresentou algumas reflexões a respeito da importância do estudar e quais resultados a longo prazo poderiam alcançar.  Vanessa convidou os estudantes a pensarem acerca de quais são os seus sonhos e a importância das escolhas assertivas, a fim de alcançar resultados positivos no futuro. Algumas dicas dadas pela professora se referiram à importância da implementação do hábito de estudo para refletir níveis mais elevados de desempenho e sobre respiração e meditação como formas de auxiliar no controle da ansiedade.

A convite da professora Vanessa, o estudante João Otávio Noronha Bisol, do 7° ano da Escola Municipal Alfredo Belizário Peteffi, pode falar um pouco sobre a pesquisa que está desenvolvendo sobre a temática “Estudos” em sua escola. Ao final da conversa, os alunos relataram que estar numa instituição como o IFRS é uma tarefa desafiadora e que por isso precisam de muito apoio, tanto dentro como fora da instituição, pois a rotina muda consideravelmente.

Fim do conteúdo