Início do conteúdo

Calendário acadêmico no campus Caxias do Sul – próximos passos!


A retomada do calendário acadêmico se aplica a todos os campi do IFRS. Ela foi regulamentada pelo Conselho Superior (Consup) e votada na sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2021. 

Agora, o IFRS – Campus Caxias do Sul precisa debater internamente como se dará essa retomada. O debate ocorrerá ao longo do mês de março e envolverá toda a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes). O Regulamento da Retomada do Calendário Acadêmico do IFRS está publicado na Resolução 015/2021 do Consup.

 

O que significa a retomada do calendário acadêmico no IFRS – Campus Caxias do Sul?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais no IFRS – Campus Caxias do Sul, significa que os recursos educacionais digitais do ensino remoto continuarão sendo utilizados de forma integral ou parcial e que serão reabertos editais de transferência, certificação de conhecimentos, troca de turno, etc. 

A retomada do calendário acadêmico — que está prevista para a segunda metade de maio em nosso campus — deverá ocorrer após a conclusão do 2º ciclo das APNPs, em todos os cursos e componentes em que foi suspensa durante o período 2020/1.  

Quem vai decidir como será o calendário acadêmico no IFRS – Campus Caxias  do Sul? 

Um calendário base será disponibilizado aos campi do IFRS pela Pró-Reitoria de Ensino. Após isso, a equipe da Direção de Ensino irá elaborar uma proposta de calendário acadêmico, que será apresentada à comunidade acadêmica ao longo do mês de março. Depois, a proposta de calendário será encaminhada ao Conselho de Campus para aprovação.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

Sabemos que as APNPs são opcionais aos estudantes do IFRS, mas as aulas de ensino remoto serão obrigatórias para todos os estudantes matriculados a partir da retomada do calendário acadêmico. 

Caso não consigam, os estudantes poderão buscar alternativas técnicas e pedagógicas para suas dificuldades e, para isso, deverão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou Departamento de Ensino. Os alunos dos cursos superiores poderão ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem. 

Outra mudança diz respeito à oferta das disciplinas. A partir de agora, todas as disciplinas serão ofertadas, com exceção daquelas de natureza estritamente prática e que exijam atividades presenciais. 

Como será o ensino remoto?

De forma semelhante às APNPs, o ensino remoto será desenvolvido de dois modos: 

  1. atividades síncronas limitadas, preferencialmente, a 25% da carga horária diária; 
  2. atividades assíncronas. 

As atividades síncronas deverão ser realizadas em dias e horários compatíveis com as atividades do curso. Haverá cômputo de frequência (presenças) no sistema acadêmico, pela participação dos estudantes nas aulas síncronas e cumprimento das atividades assíncronas propostas pelos professores.

 

Sou aluno do Ensino Médio Integrado e não realizei as APNPs. Como fica minha situação com a volta do calendário?

Estudantes que não realizaram as APNPs retomarão as aulas de onde pararam. Eles terão direito a um plano de estudos dirigidos e à complementação de carga horária.

Sou aluno do Ensino Médio Integrado e  realizei as APNPs. Como fica minha situação com a volta do calendário?

A avaliação diagnóstica da situação dos estudantes será realizada por meio de conselhos de classe. Os estudantes que aproveitarem parte significativa do ano letivo por meio das APNPs (tiverem êxito nas APNPs) poderão avançar de série e carregar as pendências da série anterior. Os estudantes que aproveitarem parte da carga horária do ano letivo por meio das APNPs poderão retornar em estágio mais avançado. 

Como fica a situação dos alunos concluintes do Ensino Médio Integrado?

Serão adotadas medidas específicas para os alunos formandos dos cursos do Ensino Médio Integrado, especialmente para aqueles que irão aproveitar as APNPs, de forma que a conclusão do curso possa ocorrer o mais breve possível. Essas estratégias já iniciaram a partir da reformulação da oferta das APNPs com suplementação de carga horária para estes estudantes.

Teremos atividades práticas presenciais?

Até a conclusão do 2º ciclo das APNPs, em abril, não haverá atividades práticas presenciais no campus. A partir da retomada do calendário, o campus avaliará as condições para que ocorram atividades práticas presenciais. Para isso, serão necessários alguns requisitos:

  1. condições sanitárias locais que permitam aulas de forma segura;
  2. autorização das autoridades governamentais locais;
  3. atendimento ao Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do IFRS. 

Esta decisão será tomada junto ao Comitê Local de Crise da COVID-19, aos colegiados dos cursos e deverá ser aprovada pelo Conselho do campus.

Podemos acessar o campus neste momento? 

Não. O acesso ao campus pelos alunos continua restrito, sendo controlado e permitido somente mediante autorização da Direção-Geral. 

Depois de aprovado o calendário, o que acontece?

Haverá uma série de preparativos para o início das aulas. Entre a finalização do segundo ciclo e a retomada do calendário acadêmico, na segunda metade de maio, está previsto um período para o registro dos aproveitamentos derivados das APNPs. 

Para os cursos semestrais, será oportunizado um novo período de ajustes de matrícula. Ainda, teremos uma semana dedicada para a ambientação e acolhimento dos servidores e estudantes, com ações de orientações direcionadas a estudantes e familiares acerca da nova organização do calendário. 

Para saber mais 

Fique atento as nossas próximas publicações pelo site: https://ifrs.edu.br/caxias/, e redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

 

Direção de Ensino e Equipe de Gestão

IFRS –  Campus Caxias do Sul

Fim do conteúdo