Ações afirmativas do IFRS recebem recursos de emenda parlamentar

Ações afirmativas são políticas com foco específico e têm por premissa básica reparar desigualdades sociais, raciais e étnicas no Brasil. São políticas públicas que se propõem à ardua tarefa de conceder oportunidades iguais para pessoas empobrecidas, negros, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Portanto, aumentam a participação de minorias no processo político, promovem acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e reconhecimento cultural.

No ano de 2016, foi criado o Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf), no âmbito da rede IFRS. O núcleo é responsável pela articulação e fomento do debate sobre as políticas públicas afirmativas direcionadas à inclusão, à valorização da cultura afro-brasileira e indigena e ao respeito à diversidade de gênero e sexualidade. O Naaf é um setor consultivo, propositivo, que media as ações afirmativas na instituição e trabalha em conjunto na promoção dessas ações junto aos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGSs), e seus representantes em cada campi da rede IFRS.

Recentemente o Instituto Federal do Rio Grande do Sul recebeu 250 mil reais de uma emenda parlamentar que serão investidos em projetos de ações afirmativas nos núcleos de suporte ao aluno em diferentes campi da rede IFRS. O IFRS tem, no total, 17 campi e mais de 22 mil alunos. A parcela dos recursos destinada ao campus de Caxias do Sul, cerca de 10 mil reais, vai beneficiar 1.800 alunos matriculados na unidade.

Na sexta-feira, dia 08 de outubro de 2021, o IFRS campus Caxias do Sul recebeu a visita da comitiva da Deputada Federal Fernanda Melchionna, relatora dessa emenda parlamentar. Na ocasião, estavam presentes, além da deputada, a Pró-Reitora de Administração e reitora substituta, Tatiana Weber, o Diretor-Geral do campus Caxias do Sul, Jeferson Luiz Fachinetto, a Presidente do Psol, Karina Santos, e demais representantes do partido na cidade de Caxias do Sul.

O aporte de recursos oriundos de emendas parlamentares é de extrema importância para o financiamento da educação técnica, da graduação e da pós-graduação no IFRS, pois permite o complemento do orçamento da instituição. Isso, por sua vez, promove mais investimento em equipamentos e estrutura para que possamos manter a qualidade da educação fornecida na rede IFRS. Com isso reiteramos uma estratégia institucional de buscar soluções dinâmicas para resolver questões de ordem financeira e estrutural, contando com uma rede de ações, formadores de cultura, atentos às demandas da contemporaneidade, reflexo atual do maior desafio de qualquer instituição pública, investimento em tempos de escassez de recursos.

Texto e fotos: Luciano Cardoso