Início do conteúdo

A memória como um mecanismo aliado à aprendizagem


Como está sua memória? Neste momento de isolamento, temos a oportunidade de avaliar uma das funções mais complexas e importantes do nosso organismo: a memória.     Para iniciar, compartilhamos dois testes online que podem dar resultados iniciais, lembrando que testes validados cientificamente podem ser aplicados apenas por profissionais qualificados.

Teste 1

Teste 2  

Para processarmos novas aprendizagens, é necessário exercitarmos a memória, seja para fixar, guardar e recuperar diferentes informações. Assim, a forma como aprendemos impactará no conhecimento que teremos a longo prazo.

Existem diversas literaturas que classificam os tipos ou estruturas dos sistemas de memória, entre as mais referenciadas estão a memória de curto e longo prazo:

A memória de curto prazo é vista como temporária, imediata, ou seja, o cérebro recebe uma informação temporária que logo é descartada. Já a memória de longo prazo é fixa e duradoura, pois aquela mensagem ou informação teve significado e fica processada para ser recuperada em algum momento. Ambos os tipos de memórias são mecanismos que estão interligados e ajudam no processo de aprendizagem do indivíduo.

Quando decoramos alguma lista de nomes para uma prova e não atribuímos significado ou não relacionamos com algum outro conhecimento, provavelmente, que após a avaliação esqueceremos. Desta forma, utilizamos a memória de curto prazo para um determinado objetivo (nesse exemplo, realizar a avaliação apenas),após descartamos o conteúdo estudado em pouco tempo.

Fazer uma receita de bolo ou um experimento de laboratório com diversas substâncias estamos utilizando os sentidos, como a visão e olfato, entre outros, também, repetimos inúmeras vezes o mesmo processo resultando que a nova informação associada a experiência do momento contribuirá para lembrarmos futuramente. Deste modo, quando relacionamos a informação com algum sentido seja por meio de imagens, sons, cheiros ou sentimento nos ajuda a levar a informação para a memória de longo prazo.     Nem sempre temos uma memória satisfatória como desejamos, é preciso buscar técnicas para fortalecê-la. Abaixo selecionamos alguns vídeos que mostram atividades que podemos treinar no dia a dia, bem como aplicar na rotina de estudos no qual estamos envolvidos no momento (seja para uma aula, curso, vestibular, concursos, entre outras):

Vídeo 1: memória de curto e longo prazo 

Vídeo 2: 7 exercícios simples para o cérebro

 

Texto por: Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer – Pedagoga – Coordenadoria de Assistência Estudantil

 

 

 

 

 

Fontes: ALVES, Renato. O que é memória de curto e longo prazo. Youtube. Disponível em: . Acesso em: 14 de jun. 2020. CHEDID, Kátia. Memória e aprendizagem: estratégias para o aluno lembrar. Geekie. São Paulo, 2016.  Disponivel em: . Acesso em: 29 de mai. 2020. FUSTINONI, Lucas. 7 exercícios para o cérebro. Youtube. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2020. LIMA, Thais Bento. Teste sua memória. Supera Ginástica para o cérebro. São Paulo, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 28 de jun.  2020. MENDONÇA, André R. Memória: definição e tipos. Fundamentos em Neuro-psicologia. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 de jun. 2020. TESTE: como está sua memória.Observador. Disponível em: /. Acesso em: 15 de jun. 2020.

Fim do conteúdo