Início do conteúdo

Jogos do IFRS: Campus Veranópolis conquista cinco medalhas, amizades e experiências


O IFRS Campus Veranópolis participou, de 29 de junho a 1º de julho de 2023, da segunda etapa do 8º Jogos do IFRS, realizada no Campus Sertão. A delegação foi composta por cinco servidores* responsáveis e 35 estudantes** que competiram no atletismo, basquetebol, futsal, voleibol e vôlei de praia.  

🥇🥈🥉

Na bagagem de volta, o campus trouxe cinco medalhas conquistadas no atletismo:

– Duas de ouro: Larissa de Oliveira, nos 200 metros; e Julia Gonçalves Priamo, nos 800 metros.

– Duas de prata: Luis Favretto, nos 200 metros; e Julia Gonçalves Priamo, nos 1.500 metros.

– Uma de bronze: Larissa de Oliveira, nos 100 metros.

🥇🥈🥉

 

Augusto quer participar de todas as edições possíveis


Mas, para além dos prêmios, eles trouxeram também uma série de experiências. Estudantes do primeiro ano, Victoria Canfild Peruzzo Yafa, Edric Arisi Tonello e Augusto Antoniolli ouviam de alunos veteranos histórias sobre os jogos e estavam na expectativa.

Conforme Augusto, desde o início do ano o assunto já era pauta das conversas entre eles. “O pessoal que tinha participado ano passado falava que era um evento muito importante dentro da comunidade dos campi e, desde então, ficamos muito animados.” Victoria conta que antes de entrar no Instituto já sabia da existência da competição, porém não como funcionava. “Quando as aulas começaram eu passei a jogar vôlei, fiquei interessada em participar e me aprofundei nisso. Fiquei feliz quando fui selecionada” Sentimento compartilhado pelo colega Edric, que diz ter se emocionado com a oportunidade: “Quando passei na seleção fiquei bastante surpreso, foi emocionante”. Ele explica que fatores como boas notas, desempenho e comprometimento fazem parte dessa seleção.

Sobre a escolha, a professora de educação física do campus, Janaína Dieder, lamenta o fato de não ter espaço para levar todos os estudantes interessados. “Muitos ficaram chateados em não poder participar. Esse processo de escolha é uma consequência do esporte competitivo, que acaba excluindo alguns alunos. Ele nos traz sim muitos aprendizados, mas também precisa ser problematizado no âmbito escolar, visando uma maior inclusão de todos os alunos”, defende.

Evolução como parte da união

Pela terceira vez na delegação do campus, o professor Roger Sá da Silva relembra o início da participação da unidade. Em 2019, era apenas um curso e turma nas competições e hoje há estudantes de diferentes cursos. “Agora tem a parte de integração entre as turmas nos treinos. Há uma evolução e um desenvolvimento em disciplina, companheirismo, espírito esportivo”, alegra-se.

Pela segunda vez nos jogos, os alunos do terceiro ano Sara Vitoria Cazarotto de Souza e Eduardo de Campos aprovam a experiência. Sara se diz honrada em poder representar o campus “e mostrar que todos têm condições de competir, independentemente do tamanho da unidade e do resultado, damos o nosso melhor”. Já Eduardo celebra poder vivenciar uma experiência diferente do dia a dia. “Criamos vínculos, isso é muito bom. Tenho um ótimo relacionamento não só com o pessoal do meu campus, mas com o pessoal de fora.”  

E o apoio na delegação parece fazer a diferença. Júlia Gonçalves Priamo, estudante do segundo ano e pela segunda vez nos jogos, cita o suporte recebido pelos colegas e servidores quando ficou nervosa antes da prova de atletismo: “Os professores e colegas conversaram bastante comigo e me acalmaram, isso fez a diferença, pois consegui duas medalhas para o campus, além de representar bem a minha comunidade”.

Amizades que ficam

Uma unanimidade entre os participantes são as amizades conquistadas, tanto entre os estudantes do Campus Veranópolis quanto com os de outras unidades. “Criamos mais conectividade entre a gente, fazemos amizades com pessoas dos outros campi, é ótimo saber como é em cada local. É um ambiente alegre, um monte de pessoas felizes, empolgadas. Às vezes dá um friozinho na barriga e é muito bom”, avalia Sara.

O professor Roger aponta que a integração entre os cursos e turmas resulta na formação de novas amizades e grupos de convivência quando retornam. “Outro fator que a gente nota é eles (os alunos dos primeiros anos) conhecerem o tamanho da instituição. Eles disputam com outros campi em quadra, mas quando dá o apito final, termina. Em seguida, já estão dando risada, fazendo festa, se divertindo.” Outro destaque do professor é que na volta os alunos parecem renovados “Dá um gás para retornar e ter um segundo semestre bem legal e com orgulho da sua unidade e da sua equipe.”

Empolgado, Augusto afirma querer participar de todas as edições possíveis: “Eu praticava esportes antes, mas é totalmente diferente, porque em campeonatos fora da escola é algo muito competitivo e aqui a gente faz amizades. É saudável, integrador, passamos três dias juntos. A diversão é algo diferencial nos JIFS”.

A professora Janaína também reforça o espírito esportivo entre eles: “Os jogos com certeza marcaram os estudantes. As aprendizagens do fair play***, da vitória, da derrota, dos momentos de integração com outros campi ficam para a vida”.

Emily da Silva de Carli, do terceiro ano, lamenta ser o último ano a poder participar. “Como é meu último ano na escola, no próximo não poderei estar, mas o que fica são lembranças ótimas desse período compartilhado com todos os colegas do campus e por poder ter tido essa experiência tão maravilhosa de convivência com os demais campi.

Sobre os Jogos do IFRS

Esta foi a oitava edição dos Jogos do IFRS, voltados a estudantes com idade de até 19 anos. Ocorreu em duas etapas: no Campus Bento Gonçalves, no dia 21 de junho de 2023, com xadrez e tênis de mesa; e a segunda no Campus Sertão, de 29 de junho a 1º de julho.

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS (com exceção do xadrez) participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. No xadrez, os oito melhores classificados, masculino e feminino, participarão de treinamentos. Após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

 

Veja também

> Estudantes disputam xadrez e tênis de mesa na primeira etapa dos Jogos do IFRS

 

*Amir Tauille – Docente; Janaina Andretta Dieder – Docente de Educação Física; Márcio Barbosa Prestes – Assistente em Administração; Rafaela Hübner – Assistente de Alunos; Roger Sá da Silva – Docente.

** Allan Rafael dos Santos Telles, Amanda Boito, Ana Luiza Bergamaschi, Augusto Antoniolli, Bernardo Gusberti Boschetti, Bernardo Lemos Capelari, Bernardo Soncini Heinz, Mateo Ludwig Goellner, Edric Arisi Tonello, Eduarda Zorzo, Eduardo Bieluczyk de Campos, Emily da Silva de Carli, Felipe Adair Bruscato, Felipe Rigon, Fernanda Harue Matos Kagimoto, Gabriel Josias Baratto, Gabriela Guarda Bés, Gabrieli Morais dos Santos, Jaqueline Menegaz, Júlia Gonçalves Priamo, Larissa Guilherme de Oliveira, Matias Cortelini Zacharias, Lucas Frizon de Menezes, Luis Augusto Marinello Monfrini, Luís Henrique Bisatto, Miguel Roberto Soares Vargas, Pâmela Monfrini Segalotto, Pedro Henrique Zorzi Guedes, Pietro Bianchi, Ruan Pablo Poletto, Samara Gusberti, Sara Vitoria Cazarotto de Souza, Tiago Zanella Pancotto, Victoria Canfild Peruzzo Yafa.

***Fair play significa jogar limpo, leal e respeitar os adversários.

Fim do conteúdo