Início do conteúdo

Diretórios e Mecanismos de Busca


DOAJ – Directory of Open Access Journals
DOAJ é um serviço que indexa os metadados de artigos, revistas de pesquisa e periódicos científicos de acesso aberto com garantia de qualidade, revisado por pares ou com controle de qualidade editorial. Área do conhecimento: multidisciplinar.

DOAB – Directory of Open Access Books
DOAB é um serviço da Fundação OAPEN, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de livros de acesso aberto, com base na Biblioteca Nacional de Haia. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados dos livros em acesso aberto e com padrões acadêmicos, garantindo assim, a disseminação e a visibilidade de livros que podem ser consultados livremente.

OpenDOAR – Directory of Open Access Repositories
OpenDOAR é um diretório que oferece acesso aberto a uma lista de repositórios acadêmicos de países nacionais e internacionais.

ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources
ROAD é um diretório de recursos acadêmicos de acesso livre, oferecido pelo Centro Internacional ISSN com o apoio do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO. Contempla diferentes recursos acadêmicos online como revistas, conferências, repositórios acadêmicos, séries monográficas e blogs acadêmicos, com temáticas em ciências aplicadas e tecnologias, artes e humanidades, informação, mídias e bibliotecas, ciências médicas, multidisciplinar, ciências e matemática pura, ciências sociais, economia e política.

ROAR – Registry of Open Access Repositories
ROAR promove o desenvolvimento do acesso aberto fornecendo informações importantes sobre o crescimento e o status dos repositórios em todo o mundo. Oferece uma vasta relação de repositórios institucionais de países nacionais e internacionais.

Google Scholar/Acadêmico
Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Disponibiliza artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

Oasisbr – IBICT
Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Busca e recupera informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, revistas eletrônicas e no Repositório Científico de acesso aberto de Portugal – RCAAP.

Sabiia – Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura da Embrapa
Sabiia é um mecanismo de busca que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto. Permite o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos, folhetos, teses, anais e proceedings, entre outros, com informações sobre agricultura e áreas afins.

 

Última atualização em 11/11/2021

Fim do conteúdo