Início do conteúdo

Fontes de Informação de Acesso Aberto

 

Recursos de Acesso Aberto

 

BASES DE DADOS E PORTAIS

CTI Renato Archer

O portal do Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer oferece acesso à produção científica da instituição com enfoque em tecnologias em geral e TI Hospitalar. Disponibiliza conteúdos de jornais, relatórios de workshop, resumos de projetos, artigos e livros.

FGV CPDOCCentro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) tem o objetivo de preservar os conjuntos documentais considerados relevantes para a história contemporânea do país. O acervo é formado por arquivos pessoais de personalidades públicas no país, por histórias orais gravadas sobre personalidades que atuaram no cenário nacional, pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro e a revista “Estudos Históricos”, além de artigos e livros.

Latindex

Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

LivRe – Periódicos de Livre Acesso (CNEN)

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN) para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre. Área do conhecimento: multidisciplinar e ciências ambientais.

OpenAIRE

OpenAIRE é um portal de acesso aberto que disponibiliza a produção científica financiada pela União Europeia.

Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraINEP

O Portal do INEP disponibiliza informações e publicações na área educacional e mantém linha editorial própria, permitindo o acesso a resultados de pesquisas, avaliações, censos, estudos temáticos, acordos de cooperação, além de séries, coleções especiais, boletins, publicações extintas, manuais, entre outros. O INEP também realiza a manutenção de periódicos já consolidados para a comunidade educacional Brasileira.

SciELO

Biblioteca eletrônica que disponibiliza uma coleção selecionada de periódicos científicos. A SciELO é resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

SpringerOpen

SpringerOpen disponibiliza acesso aberto a periódicos e livros de alta qualidade, revisado por pares, com cobertura em todas as áreas.

Sumários de Revistas Brasileiras

Sumários de Revistas Brasileiras é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Fonte: Sumários.org.

SpellScientific Periodicals Electronic Library

Ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates, entre outros documentos. Também traz informações sobre os principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Fonte: Spell

VEDUCA

Plataforma que disponibiliza conteúdos em videoaula e cursos certificados de instituições de ensino nacionais e internacionais. Sua forma de acesso é gratuita, no entanto, para cursos certificados é necessário o pagamento de uma taxa de participação.

DIRETÓRIOS

DOAJ – Directory of Open Access Journals

DOAJ é um serviço que indexa os metadados de seus artigos, revistas de pesquisa e periódicos científicos de acesso aberto com garantia de qualidade, revisado por pares ou com controle de qualidade editorial. Área do conhecimento: multidisciplinar.

OpenDOAR – Directory of Open Access Repositories

OpenDOAR é um diretório que oferece acesso aberto a uma lista de repositórios acadêmicos de países nacionais e internacionais.

ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources

ROAD é um diretório de recursos acadêmicos de acesso livre, oferecido pelo Centro Internacional ISSN com o apoio do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO. ROAD contempla diferentes recursos acadêmicos online como revistas, conferências, repositórios acadêmicos, séries monográficas e blogs acadêmicos, com temáticas em ciências aplicadas e tecnologias, artes e humanidades, informação, mídias e bibliotecas, ciências médicas, multidisciplinar, ciências e matemática pura, ciências sociais, economia e política.

ROAR – Registry of Open Access Repositories

O objetivo do ROAR é promover o desenvolvimento do acesso aberto fornecendo informações importantes sobre o crescimento e o status dos repositórios em todo o mundo. Oferece uma vasta relação de repositórios institucionais de países nacionais e internacionais.

MECANISMOS DE BUSCA

Buscador CORUJA

Buscador que localiza a produção científica de acesso aberto dos países de Língua Portuguesa. Recupera artigos, revistas científicas, dissertações, teses, resumos, monografias, anais, entre outros.

Dialnet

Banco de dados de conteúdo científico latino-americano, focado principalmente nas áreas de Humanas, Direito e Ciências Sociais. Coleta e disponibiliza acesso principalmente a documentos publicados na Espanha como revistas científicas em diferentes áreas do conhecimento, livros, anais de congressos, teses e resumos de outras publicações.

Google Scholar/Acadêmico

Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Disponibiliza artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

Oasisbr – IBICT

Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Busca e recupera informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, revistas eletrônicas e no Repositório Científico de acesso aberto de Portugal – RCAAP.

Sabiia – Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura da Embrapa

Sabiia é um mecanismo de busca que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto. Permite o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos, folhetos, teses, anais e proceedings, entre outros, com informações sobre agricultura e áreas afins.

LIVROS ELETRÔNICOS

DOAB – Directory of Open Access Books

DOAB é um serviço da Fundação OAPEN, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de livros de acesso aberto, com base na Biblioteca Nacional de Haia. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados dos livros em acesso aberto e com padrões acadêmicos, garantindo assim, a disseminação e a visibilidade de livros que podem ser consultados livremente.

Domínio Público

Oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal., na forma de textos, sons, imagens e vídeos, que já estão em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

eBooksBrasil

Disponibiliza livros eletrônicos em texto completo com cobertura em literatura geral, literatura brasileira e estrangeira, legislação brasileira, além de revistas e jornais.

Google Books

Disponibiliza livros eletrônicos em todas as áreas do conhecimento e diferentes idiomas. A visualização das publicações no Google Books pode ser completa ou parcial.

Portal do Livro Aberto em CT&I

Com objetivo de reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação, o Portal do Livro Aberto em CT&I disponibiliza o acesso a textos completos nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras, Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, Tecnologias para Cidades Sustentáveis, e Ciência da Informação. Fonte: IBICT

Project Gutenberg

Fundada por Michael Hart, em 1971, disponibiliza coleções de livros eletrônicos de domínio público, sendo a maioria em inglês. Incluem na coleção: obras de literatura da cultura ocidental, romances, poesia, contos e drama, livros de culinária, livros de música, tecnologia, religião, psicologia, filosofia, periódicos, obras de referência, entre outros.

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação de coleções de livros de caráter científicos editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Fonte SciELO.

Open Library

A Open Library disponibiliza milhões de registros bibliográficos para leitura. É resultado de um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive, e possui uma interface wiki com software de código aberto.

BIBLIOTECAS DIGITAIS

Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBCOMP)

A Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBComp) disponibiliza e permite o acesso aos artigos publicados nos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A BDBComp, atualmente gerenciada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, tem por finalidade prestar serviços de informações à comunidade da área de Informática e Computação apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fonte: SBC

Biblioteca Digital FGV

A Biblioteca Digital FGV tem o objetivo de preservar e promover a visibilidade da produção científica nacional e internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do acervo digital do Sistema de Bibliotecas FGV (SB-FGV). Disponibiliza acesso aos repositórios digitais de periódicos científicos da FGV, repositórios digitais de teses, dissertações, papers e e-books da FGV, bases de dados, coleções de e-books e periódicos científicos nacionais e internacionais. Cobre todas as áreas do conhecimento. Fonte: FGV.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Disponibiliza diferentes tipos de materiais de acesso livre que tratam sobre temas variados da história do Brasil, livros de literatura, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Disponibiliza diários, filmes, imagens e fotografias, mapas, jornais, livros, manuscritos e registros fonográficos em diferentes idiomas. Contempla tópicos como ciência da computação, informação e obras em gerais, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, idiomas, ciências naturais e matemática, tecnologia, arte, belas artes e artes decorativas, literatura e retórica, história e geografia.

Biblioteca Digital Paulo Freire

Disponibiliza as obras de Paulo Freire voltada principalmente para as áreas de Filosofia e Pedagogia.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Reúne teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

Biblioteca Nacional Digital Brasil (BNDIGITAL)

A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional, tem como objetivos principais preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações do seu acervo. O acervo digital da BN é composto por documentos como hemeroteca, cartografia, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, publicações seriadas, obras de referências e coleções especiais.

Library of Congress

A biblioteca da Library of Congress nos Estados Unidos oferece acesso online a uma vasta coleção digital, em variados assuntos e diferentes idiomas e formatos. Disponibiliza acesso a livros, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, gravações de audio, obras raras, jornais, música, entre outros.

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover, preservar e divulgar as teses e dissertações eletrônicas de várias instituições do mundo todo.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica

A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta entre a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne sites brasileiros e estrangeiros contendo conteúdos relevantes sobre informação tecnológica.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A Biblioteca Virtual em Saúde reúne e disponibiliza fontes de informação científica na área da Saúde. As principais fontes de informação e bases bibliográficas ou referenciais integrantes da Rede BVS são: MEDLINE, LILACS, Cochrane, SciELO, DirEve, DeCS,, LIS, Catálogo Coletivo SeCs, Repositório de Estratégias de busca na BVS e Revistas em Ciências da Saúde.

Bibliotecas Virtuais TemáticasProssiga

Reúne e organiza bibliotecas digitais que tratam sobre artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva.

REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS E TEMÁTICOS

ALICE – Embrapa

O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) destina-se a reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros. Fonte: Embrapa.

ARCA – Fundação Oswaldo Cruz

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. Fonte: Fiocruz.

arXiv.org

Repositório temático para pre-prints da Cornell University que disponibiliza resumos e textos completos nas áreas de física, matemática, matemática financeira, estatística, economia, ciência da computação, engenharia elétrica e ciência de sistemas e biologia quantitativa.

Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

BIOE é um repositório do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza objetos educacionais de acesso público, em vários formatos (animação, mapas, áudio, experimento, hipertexto, imagem, vídeo e software educacional) e para todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, ensino médio, educação profissional e superior e, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Escolar Indígena. Fonte: MEC.

LiSaLivre Saber

O Repositório Digital Livre Saber (LiSa) reúne conteúdos digitais produzidos nos cursos oferecidos pela UFSCar e com o apoio das equipes interdisciplinares da SeaD. No repositório são armazenados vídeos, animações, áudios, imagens, mapas de atividades, textos e outros recursos produzidos por docentes e demais colaboradores da SeaD. Fonte: SeaD/UFSCar.

Repositório do BNDES

O repositório do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), denominado Biblioteca Digital, reúne publicações que são editadas, patrocinadas ou financiadas pela instituição e obras que descrevem a sua história e atuação. Reúne documentos sobre desenvolvimento econômico e social e que tratam sobre os variados setores econômicos como energia, papel e celulose, petróleo e gás, aviação, cultura, entre outros. Fonte: BNDES.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCCAP)

O RCAAP é um portal agregador (meta-repositório) dos documentos depositados nos vários repositórios institucionais existentes em Portugal e no Brasil. Fonte: RCCAP.

Repositório Digital da FGV

O Repositório Digital FGV é um ambiente virtual da Biblioteca Digital FGV (Fundação Getúlio Vargas), que disponibiliza imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. Principais áreas do conhecimento cobertos pelo repositório são: Administração de empresas, Administração Financeira, Administração Pública, Ciência Política, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação, Finanças, História, Matemática, Políticas Públicas, Psicologia, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia. Fonte: FGV.

Repositório Institucional do IBICT – (RIDI)

O RIDI tem o objetivo de registrar e disseminar a produção do conhecimento científico realizada no âmbito do IBICT. É composto por artigos, livros e capítulos de livros, teses, dissertações, relatórios de pesquisa e trabalhos apresentados em eventos científicos. As principais áreas cobertas pelo RIDI são: Ciência da Informação e Tecnologia de Informação. Fonte: IBICT.

Repositório Institucional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

O Repositório tem o objetivo de organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da ENAP. Disponibiliza casoteca (estudos de casos) de gestão pública, documentos sobre cursos e gerenciamentos de cursos, acervo das iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal e do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM), publicações e produção científica da ENAP, além de objetos de aprendizagem. Fonte: ENAP.

Nota: A relação completa de repositórios institucionais brasileiros pode ser consultada no site do IBICT. Repositórios institucionais de países estrangeiros e do Brasil também estão disponíveis nos diretórios OpenDOAR e ROAR.

 

 

 

 

Última atualização em 11/11/2021

Fim do conteúdo