Início do conteúdo

Repositórios Institucionais e Temáticos


ALICE – Embrapa
O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) destina-se a reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros. Fonte: Embrapa.

ARCA – Fundação Oswaldo Cruz
O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil. Fonte: Fiocruz.

arXiv.org
Repositório temático para pre-prints da Cornell University que disponibiliza resumos e textos completos nas áreas de física, matemática, matemática financeira, estatística, economia, ciência da computação, engenharia elétrica e ciência de sistemas e biologia quantitativa.

Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)
BIOE é um repositório do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza objetos educacionais de acesso público, em vários formatos (animação, mapas, áudio, experimento, hipertexto, imagem, vídeo e software educacional) e para todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, ensino médio, educação profissional e superior e, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Escolar Indígena. Fonte: MEC.

LiSa – Livre Saber
O Repositório Digital Livre Saber (LiSa) reúne conteúdos digitais produzidos nos cursos oferecidos pela UFSCar e com o apoio das equipes interdisciplinares da SeaD. No repositório são armazenados vídeos, animações, áudios, imagens, mapas de atividades, textos e outros recursos produzidos por docentes e demais colaboradores da SeaD. Fonte: SeaD/UFSCar.

LUME – Repositório Digital da UFRGS
O Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lume, é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade, além de preservar outros tipos de documentos de interesse para a instituição.

Repositório do BNDES
O repositório do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), denominado Biblioteca Digital, reúne publicações que são editadas, patrocinadas ou financiadas pela instituição e obras que descrevem a sua história e atuação. Reúne documentos sobre desenvolvimento econômico e social e que tratam sobre os variados setores econômicos como energia, papel e celulose, petróleo e gás, aviação, cultura, entre outros. Fonte: BNDES.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCCAP)
O RCAAP é um portal agregador (meta-repositório) dos documentos depositados nos vários repositórios institucionais existentes em Portugal e no Brasil. Fonte: RCCAP.

Repositório Digital da FGV
O Repositório Digital FGV é um ambiente virtual da Biblioteca Digital FGV (Fundação Getúlio Vargas), que disponibiliza imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. Principais áreas do conhecimento cobertos pelo repositório são: Administração de empresas, Administração Financeira, Administração Pública, Ciência Política, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação, Finanças, História, Matemática, Políticas Públicas, Psicologia, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia. Fonte: FGV.

Repositório Institucional do IBICT – (RIDI)
O RIDI tem o objetivo de registrar e disseminar a produção do conhecimento científico realizada no âmbito do IBICT. É composto por artigos, livros e capítulos de livros, teses, dissertações, relatórios de pesquisa e trabalhos apresentados em eventos científicos. As principais áreas cobertas pelo RIDI são: Ciência da Informação e Tecnologia de Informação. Fonte: IBICT.

Repositório Institucional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
O Repositório tem o objetivo de organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da ENAP. Disponibiliza casoteca (estudos de casos) de gestão pública, documentos sobre cursos e gerenciamentos de cursos, acervo das iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal e do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM), publicações e produção científica da ENAP, além de objetos de aprendizagem. Fonte: ENAP.

Nota: A relação completa de repositórios institucionais de países estrangeiros e do Brasil estão disponíveis nos diretórios OpenDOAR e ROAR.

 

Última atualização em 15/04/2019

Fim do conteúdo